Ligados a igualdade racial e movimento negro são homenageados do Coronel David

Imagem:
18/11/2016 - 07:30 Por: Jucyllene Castilho    Foto: Denilson Secreta

O subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Alberto da Silva Versoza, de 43 anos, e o presidente da Associação Negros em Movimento, Marco Alessandro Viana, de 41 anos, foram os escolhidos pelo deputado estadual Coronel David (PSC) para receberem a Medalha do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, que foi proposta pelo parlamentar Amarildo Cruz. A cerimônia ocorreu na sessão solene desta quinta-feira (17), em Comemoração ao “Dia Nacional da Consciência Negra”, na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

“Foi acertada a escolha dos dois nomes para receberem a Comenda do Mérito Legislativo, pois eles são representantes de direitos igualitários raciais. Isso pode ser percebido pela trajetória de trabalho desenvolvido por eles”, afirmou o deputado estadual Coronel David. O parlamentar foi representado assessor jurídico parlamentar Lênio Ben Hur, na entrega das Medalhas do Mérito.

Um dos homenageados é Carlos Alberto da Silva Versoza, que nasceu em Campo Grande (MS) e é ativista social ligado às questões dos direitos da população negra/afro-brasileira, licenciado em história pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), foi professor de história concursado da Rede Municipal de Ensino e da Rede Estadual em Campo Grande, foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul, foi conselheiro suplente e titular do Conselho Gestor do Geopark-Bodoquena Pantanal, foi coordenador do SIEM/MS (Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul), exerce a função de historiador concursado da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), participa das Comissões de Verificações de Veracidade dos Cotistas junto à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IFMS (Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul) e SAD/MS (Secretaria de Estado e Administração do Governo de Mato Grosso do Sul), além de ser subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania.

“Agradeço pela indicação do deputado estadual Coronel David e pela criação deste prêmio, que foi idealizado pelo deputado estadual Amarildo Cruz, que é muito importante na luta pelos direitos dos movimentos raciais. Pois, só lutamos pelo direito e nada a mais”, frisou Carlos Versoza.

O outro homenageado é Marco Alessandro Viana, de Rio Claro (SP). Ele é corretor de imóveis, representante comercial, empresário do ramo artístico, acadêmico de direito e presidente da Associação Negros em Movimento que existe há sete anos e conta com o apoio de 15 empresários, afim de colocar negros no mercado de trabalho.

“Nosso trabalho é diário. Com foco e dedicação para capacitar negros para o mercado de trabalho, desenvolvendo a autoestima deles por meio de cursos técnicos e os inserindo em empresas privadas. Acredito que isso vem dando certo e é por isso, que meu nome foi lembrado para receber este prêmio”, disse Marco Viana.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.