Esperança de transformação social motiva educadores físicos

Imagem: Foram homenageadas personalidades que promovem saúde e qualidade de vida aos sul-mato-grossenses
Foram homenageadas personalidades que promovem saúde e qualidade de vida aos sul-mato-grossenses
01/09/2017 - 20:30 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Reconhecimento e valoração social dos profissionais de Educação Física. Na noite desta sexta-feira (1/9), o Plenário da Assembleia Legislativa foi palco da sessão solene que homenageou personalidades que promovem saúde e qualidade de vida aos sul-mato-grossenses. Hoje é comemorado em todo o país o Dia do Profissional de Educação Física. A data surgiu pela conquista da Lei Federal 9.696, que regulamentou a profissão e criou os conselhos.

“O Poder Legislativo condecora profissionais que prestam um serviço de grande valor social. Com habilidades necessárias a recuperação e manutenção da saúde, os educadores físicos são motivados pela esperança de transformação social, atuando de forma comprometida com as questões atuais, como as pessoas com necessidades especiais, a inclusão social e o meio ambiente”, afirmou o deputado estadual Herculano Borges (SD), proponente da solenidade e também bacharel em Educação Física.

São 19 anos de regulamentação da profissão. Segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física 11ª Região (CREF/MS), Ubiratam Brito de Mello, o Estado possui cerca de 10 mil profissionais atuando, sendo 7.500 registrados. “A profissão cresceu e, com a regulamentação, passou a ter duas frentes de atuação, bacharelado e licenciatura. Dia 1º de setembro de 1998 foi o divisor de águas e, hoje, comemoramos as conquistas obtidas depois de muita luta”, disse.            

João Baptista de Mesquita, João Batista Campagnani Ferreira, Zorilda Donaire Pereira Ferreira, Maria Antonieta Medeiros de Mesquita, Eurdes Carlos Garcia, João Jair Sartorelo, Roberto Mitio Harada, Mário Amaral Rodrigues, Cláudio Augusto Boschi, Jorge Steinhilber, Coronel Carlos Fernando Laffranchi, Eliana de Mattos Carvalho, Youssef Saliba, Claudia Diniz de Moraes, Jeeser Alves de Almeida, Vágno de Souza Dias, Márcia Maria de Azeredo Coutinho, Vicente Fernando Demarco Martins, Ademir Alves de Oliveira, José Luiz Mikimba Pereira, Luiz Valdomiro Ferrigolo, José Renivaldo Alencar, Protásio Fernandes Nery (in memoriam), Manuel Pacheco Neto, Lizandro Lizardo Tolentino e Rubens Silva Arguelho foram os homenageados da noite.

“É uma grande alegria receber essa homenagem. O nosso desejo é a valorização nas escolas. Estão retirando paulatinamente da grade escolar e isso é uma aberração, pois as crianças precisam da Educação Física como complementação da sua educação motora”, salientou José Luiz Mikimba, que falou em nome dos homenageados.

Últimas conquistas  

Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que concede a Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico em âmbito estadual. A proposta foi regulamentada pelo Decreto 14.812, que visa corrigir distorções e oferecer melhores condições financeiras aos atletas, permitindo a representatividade do Estado no cenário esportivo nacional.

“Nesses 19 anos de regulamentação da profissão, tivemos vários avanços, como a Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, reconhecendo assim os profissionais anônimos. A lei está sendo referência para os demais Estados brasileiros”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Dos recursos orçamentários vinculados ao pagamento dos incentivos, decorrentes do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE), até 20% serão destinados às modalidades não olímpicas e não paralímpicas. Para as categorias Bolsa-Atleta Estudantil, Bolsa-Atleta Nacional, Bolsa-Técnico I e Bolsa-Técnico II o percentual fixado é de 30% dos valores direcionados às modalidades coletivas. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.