Parlamento Jovem conecta estudantes com a política e a cidadania

Imagem: A eleição do Parlamento Jovem acontece nesta quarta-feira
A eleição do Parlamento Jovem acontece nesta quarta-feira
18/10/2017 - 11:18 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

O comportamento diante da realidade política, as motivações para a decisão do voto e a experiência de uma eleição. Nesta quarta-feira (18/10), alunos de 22 escolas de Campo Grande tiveram a oportunidade de participar da 6ª edição do Projeto Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.  Eles elegerão 24 deputados estaduais, que terão mandato de dois anos (2018/2019).  

A maioria dos alunos teve a primeira experiência com a urna eletrônica. De acordo com a diretora-adjunta da Escola Municipal Arlindo Lima, Rosana Lúcia Pincela Vasconcelos, os estudantes desejam mais espaços de participação e buscam uma transformação imediata e não no futuro. “Eles estão descobrindo a participação individual como eleitores e estabelecendo a própria conduta neste processo democrático e de contribuição social”, disse.  

Gustavo Henrique Stahlke Augusto, de 14 anos, o candidato da escola, pretende promover ações efetivas que possam resolver os problemas mais imperativos da vida estudantil. “Na Assembleia Legislativa quero debater a questão da educação. Pretendo apresentar proposta para melhorar a qualidade do ensino”. Lara Rodrigues Mira Mollerke, de 13 anos, acredita no candidato. “Estamos confiantes que levará nossos anseios ao Parlamento e buscará solucionar os principais problemas relacionados à educação”, disse.

Orientador do projeto no Colégio Militar, o tenente Carlos Adonis Oliveira Santos destacou três aspectos do Parlamento Jovem que impactam a vida dos estudantes. “Os alunos tornam-se atores diretos no processo eleitoral. Adquirem informações sobre o funcionamento do Legislativo. E alcançam novos caminhos para a formação acadêmica”, analisou.

Vinícius Serra de Lima Moraes, de 15 anos, um dos candidatos do Colégio Militar, informou que os jovens demonstram mais inquietude com os assuntos que tratam sobre a violência. Por isso, defendeu como bandeira de campanha a criação de uma rede profissionalizante para a inserção no mercado de trabalho. “Acredito que as pessoas que estão nos centros de reabilitação devam participar de cursos profissionalizantes para não retornarem ao mundo das drogas e da violência”, argumentou.

Bastante nervoso ao votar na urna eletrônica, Luís Henrique Barros, de 15 anos, declarou ter interesse em atuar na política. “É a primeira vez que eu voto. Fico feliz da escola oferecer essa experiência. Meu avô foi vereador em Manaus e deputado estadual do Amazonas. Hoje, fiquei ainda mais motivado em seguir seus passos”.

O Parlamento Jovem integra o Programa de Cidadania da Assembleia Legislativa e visa formar e promover a consciência política, bem como desenvolver lideranças entre jovens e adolescentes das escolas de ensino fundamental e médio do Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Secretaria de Estado de Educação (SED), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sindicato das Escolas Particulares de Mato Grosso do Sul (Sinepe) são os parceiros.

Participam da eleição alunos de 22 escolas de Campo Grande públicas estaduais, municipais e particulares. No dia 13 de novembro, o TRE anunciará o resultado oficial da eleição. A diplomação e a posse estão programadas para o dia 22 de fevereiro de 2018.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.