Proposta transforma ponte entre Aquidauana e Anastácio em Patrimônio Histórico

Imagem: Proposta é da deputada Antonieta Amorim
Proposta é da deputada Antonieta Amorim
25/10/2017 - 11:50 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Victor Chileno

A Ponte Roldão de Oliveira, instalada entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, poderá ser tombada e transformada em Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul. É o que prevê projeto de decreto legislativo apresentado pela deputada Antonieta Amorim (PMDB) durante a sessão plenária desta quarta-feira (25/10). 

Pela proposta, será instituído o processo de tombamento e inscrição no Livro de Tombo do Estado. Para a parlamentar, será uma forma de preservar a ponte. "Ficará proibido, sob pena de multa de 100% do dano causado, a demolição, destruição ou mutilação, pintura, reparação, reforma, ampliação, modificação e qualquer obra necessária à conservação do monumento, sem prévia autorização do órgão estadual responsável pela guarda do patrimônio histórico do Estado", estabelece o projeto. 

Conhecida como Ponte Velha e Ponte da Amizade, a Ponte Roldão de Oliveira é utilizada por motociclistas e pedestres de Aquidauana e Anastácio que precisam transitar entre as cidades diariamente. Foi construída sobre pilares de pedras, com lastro de madeira e parte da estrutura de ferro. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.