Revista resgata participação da Assembleia Legislativa nos 40 anos de MS

Imagem: Casa de Leis comemora conquistas e novo momento para Mato Grosso do Sul
Casa de Leis comemora conquistas e novo momento para Mato Grosso do Sul
01/12/2017 - 12:39 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Wagner Guimarães

Já se vão 40 anos desde que tudo começou. "Os celeiros de farturas, sob um céu de puro azul, reforjaram em Mato Grosso do Sul, uma gente audaz". De lá pra cá, muitas histórias, a divisão territorial e a instalação da Assembleia Legislativa (ALMS), que marcou a transição para o momento único: o Estado como protagonista de decisões políticas e econômicas. 

Ao longo de dez Legislaturas, os deputados estaduais estiveram à frente de discussões importantes, votando projetos, propondo debates e fazendo a interlocução com os demais Poderes para atender às reivindicações populares. Os principais anseios de indígenas, produtores, empresários, servidores estaduais e a população em geral, encontraram ressonância na Casa do Povo e foram decisivos desde a elaboração das Constituições Estaduais até os dias de hoje.

Temas de interesse de quem vive em Mato Grosso do Sul são debatidos durante audiências públicas, seminários e reuniões das 16 comissões permanentes. O poder investigativo, também conferido aos parlamentares pelo voto direto de cada cidadão, foi exercido com o trabalho de 34 Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Mais de 92 mil proposições passaram pelo Legislativo. 

A ALMS ampliou a participação das mulheres na política e formou líderes que hoje estão no Congresso Nacional, no Governo do Estado, em prefeituras e outras instâncias dos Poderes. Agora, em 2017, a nova Mesa Diretora celebra conquistas, como a criação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que possibilitou a realização de concurso público, as reformas administrativa e estrutural do Palácio Guaicurus, sede do Legislativo, instalação do ponto eletrônico, entre outros avanços que trouxeram a Casa de Leis a um novo momento.

Toda a trajetora do Legislativo estadual foi resgatada em uma revista, que pode ser acessada aqui. O material foi produzido pela equipe de comunicação da Casa de Leis e contou com a colaboração da Comissão Organizadora para Elaboração e Execução do projeto Resgate da Memória do Legislativo Estadual - 30 anos de História, formada em 2007, e trabalho interdisciplinar coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.