Cônsul-geral do Japão ressalta preservação da cultura de Okinawa e parceria com MS

Imagem: Presidente Junior Mochi, Beto Pereira e Maurício Picarelli recepcionaram a comitiva japonesa
Presidente Junior Mochi, Beto Pereira e Maurício Picarelli recepcionaram a comitiva japonesa
01/02/2018 - 10:49 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Wagner Guimarães

Em visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), nesta quinta-feira (1º/2), o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, ressaltou a importância da parceria história entre os países e o apoio dos deputados estaduais à comunidade nipo. "Deixo nosso agradecimento pelo auxílio que a Casa de Leis oferece à nossa colônia e também nos surpreendeu como a cultura de Okinawa é preservada aqui em Mato Grosso do Sul. Levarei essa notícia aos meus colegas", afirmou, se referindo à província conhecida pela exótica cultura. 

Acompanhado do cônsul de Assuntos Gerais e Políticos, Jiro Takamoto, Noguchi lembrou que ações conjuntas em setores como agricultura, educação, artes e esportes já rendem excelentes resultados e o objetivo, com a visita ao Estado, é estreitar as relações comerciais e estabelecer novas parcerias, que são muito bem-vindas, na avaliação do presidente Junior Mochi (PMDB). "Para nós, é uma satisfação aprimorar as relações com a comunidade japonesa, que é tão expressiva em Mato Grosso do Sul e que continuará contando com o nosso apoio", garantiu. 

Mochi presenteou o cônsul japonês com o Cavaleiro Guaicuru, símbolo da sede do Poder Legislativo, e colocou a Assembleia Legislativa à disposição da comunidade nipo durante as festividades dos 110 anos da imigração japonesa, celebrados este ano. Além da programação tradicional, haverá a comemoração do centenário da Escola Visconde de Cairu, tradicional instituição de ensino construída em Campo Grande em 1918, após a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Estado. 

O deputado Beto Pereira (PSDB) lembrou que a Casa de Leis foi protagonista na viabilização do Projeto de Revitalização da Feira Central de Campo Grande, que contou com recursos provenientes de emendas parlamentares individuais. "Ajudamos no patrocínio desse projeto, que agora será encaminhado ao Ministério da Cultura. A intenção é obter recursos da Lei Rouanet para a modernização da Feira Central", informou (saiba mais aqui). O deputado Maurício Picarelli (PSDB) e o presidente da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, Jorge Gonda, também participaram da reunião, realizada na Presidência da Casa de Leis. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.