Projeto de Lei do deputado estadual Felipe Orro cria o “Dia Estadual do Zootecnista”

Imagem:
20/02/2018 - 12:44 Por: Gildo Tavares   Foto: Carlos Wilhelms

Os profissionais de zootecnia podem ter uma data no calendário de Mato Grosso do Sul para comemorar suas atividades. Projeto de Lei do deputado estadual Felipe Orro, propõem que o dia 13 de maio seja celebrado o “Dia Estadual do Zootecnista”.

A Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais, aliada à conservação dos recursos naturais. Colabora na manutenção dos processos ecológicos e ambientais, garantindo a integridade dos ecossistemas e a conservação das espécies que compõem a biodiversidade e na sustentabilidade do meio ambiente.

Orro defende que esta é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia, a administração, assim como, o melhoramento genético, a ecologia, a sustentabilidade, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos.

“Considerando que a Zootecnia é um trabalho especializado, autônomo, e que a especialização do trabalho é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico, entendo como justa e necessária a criação de um dia destinado à valorização dos  profissionais zootecnistas de Mato Grosso do Sul”, defende.

Quanto à data, o dia 13 de maio, foi escolhida para homenagear a aula inaugural do primeiro curso superior no Brasil, na Faculdade de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, em 1966.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.