Estragos causados pelas chuvas no Estado preocupam deputado Enelvo

Imagem: Pouca colheita da soja por causa das chuvas preocupa o deputado
Pouca colheita da soja por causa das chuvas preocupa o deputado
20/02/2018 - 12:42 Por: Juliana Turatti   Foto: Wagner Guimarães

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 21 já decretaram situação de emergência em razão dos estragos provocados pelo grande volume de chuvas entre o fim do ano passado e o início de 2018. Conforme a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, isso representa 26,58% do total das cidades do Estado, e equivale a uma em cada quatro que foram afetadas severamente pelas precipitações intensas, por vendavais, enxurradas e alagamentos.

O deputado Enelvo Felini (PSDB) usou a tribuna nesta terça-feira (20/2), para falar da sua preocupação com a previsão de mais chuvas em todo o Estado. “De um 1,6 milhão hectares de soja a serem colhidos e apenas 10% dessa lavoura poderá ser retirada do campo e armazenada. E tendo em vista que no ano passado tivemos a melhor safra da história de Mato Grosso do Sul, onde atingimos a média de 56 sacas por hectare e para este ano se estima um pouco superior”, apontou.

O parlamentar  ainda complementou e fez um alerta. “A soja é cultura mais rendosa economicamente para os agricultores e até mesmo para o Mato Grosso do Sul, e em termos de receita nossa preocupação só aumenta com a previsão de mais chuvas nos próximos quatro dias que vão prejudicar ainda mais alguns municípios”.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.