Projeto propõe 0800 para esclarecer sobre dependência de álcool e drogas

Imagem: A proposta é de autoria da deputada Mara Caseiro
A proposta é de autoria da deputada Mara Caseiro
21/02/2018 - 10:40 Por: Heloíse Gimenes e Fernanda Kintschner   Foto: Victor Chileno

Com objetivo de conscientizar a população sobre os males causados pelas drogas, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou na sessão desta quarta-feira (21/2), Projeto de Lei que propõe a disponibilização, pelo Governo do Estado, do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) 0800, onde serão prestados esclarecimentos a respeito da dependência do álcool, tabaco e outros entorpecentes.      

De acordo com a proposta, o SAC 0800 atenderá gratuitamente as chamadas telefônicas, 24 horas por dia. A Secretaria de Estado de Saúde ficará responsável pela supervisão do serviço. O número deverá ser fixado em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais rodoviários e repartições públicas.

“A desinformação, curiosidade e pressão dos amigos podem induzir ao uso de álcool, cigarro e drogas. Nossos jovens devem ser protegidos, portanto, não há mais tempo para omissão. O SAC 0800 é um ponto atendimento no esclarecimento de dúvidas. Além disso, indicará os lugares para os tratamentos e reabilitação dos dependentes químicos”, afirmou a deputada.   

Na tribuna, Mara defendeu o projeto e pediu votação favorável dos demais deputados. “Também vou ao Governo do Estado para estudarmos juntos como podemos fazer campanhas de divulgação nas escolas públicas e conscientizar os estudantes desse serviço”.

Chuvas

A deputada também discursou em tribuna sobre os prejuízos causados pelas chuvas em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. “Aquidauana ficou isolada. Bonito os rios estão todos cheios. Os prefeitos estão decretando situação de emergência. Foram muitos estragos”, lamentou.

O deputado José Carlos Barbosa (PSB) concordou com Mara e explicou que com o apoio da bancada federal do Mato Grosso do Sul, o Governo Federal deve liberar cerca de R$ 2 milhões em recursos para ajudar os municípios. “Isso virá como um remédio que ressuscitará quem está precisando”, finalizou Barbosinha.

*Matéria editada às 12h29 para acréscimo de informações

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.