Professor de Robótica pede apoio para projeto de captação das águas das chuvas

Imagem: Professor pede apoio para alunos da equipe de Robótica da Escola Paulo Freire
Professor pede apoio para alunos da equipe de Robótica da Escola Paulo Freire
06/03/2018 - 12:29 Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno

O professor Moacir Colman Martins, da disciplina de Robótica da Escola Paulo Freire, ocupou a tribuna nesta terça-feira (6/3) para solicitar o apoio dos parlamentares para projetos realizados pela equipe de robótica. “O último protótipo feito capta as águas das chuvas automaticamente e verifica se a mesma precisa apenas de uma alteração no potencial hidrogênico (pH) ou adição de cloro. Também prevê se a água não pode ser aproveitada para consumo, tornando produto de jardinagem ou outros usos, e o usuário não precisa estar em contato com o equipamento sempre, já que irá receber mensagens por aplicativo sobre todos os processos constantes”, relatou.

Moacir Martins também explicou que o projeto será apresentado em uma competição que avalia todos os integrantes da equipe em quatro vertentes. “Será em Curitiba de 16 a 18 de março, estamos entre 70 escolas, as 30 melhores se classificam para representar o Brasil. Conheçam o nosso projeto, essa equipe vem ultimamente representando o Estado, e em todas as competições que participamos saímos vitoriosos, tanto as nacionais quanto as internacionais. Já somos reconhecidos fora do Estado, mas aqui em Mato Grosso do Sul poucos sabem da existência de uma equipe de robótica com essa qualidade”, ressaltou.

O deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB), que convidou o professor para proferir a fala na Assembleia Legislativa, agradeceu o contato com o tema. “Fiquei maravilhado quando estive na escola, pois estes jovens através da robótica englobam todas as outras disciplinas. É necessário a implantação deste projeto de recaptação e reutilização das águas para baratear o custo para toda a sociedade sul-mato-grossense”, considerou Siufi.

Já o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) falou sobre a novidade trazida com a robótica. “O assunto é novo, a grande maioria não conhece, hoje é preciso que estreitemos a inteligência destes alunos para o campo da ciência. Infelizmente não podemos destinar emendas para a iniciativa privada. Finalizo aqui parabenizando a vocês e estaremos torcendo para que estes alunos nos representem e sejam referência em nosso país”, disse.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, parabenizou o trabalho da Escola Paulo Freire. “As iniciativas científicas que lá existem estimulam a criatividade de muitas crianças e jovens, e agora vocês inovaram mais ainda trazendo este grande projeto”, registrou. Já o deputado Herculano Borges (SD) exaltou a equipe de robótica. “Congratulo a todos que estão a frente do tempo e têm projetos maravilhosos como este. Somos da Comissão de Educação e queremos somar com vocês no que precisarem”, assegurou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.