Deputados comemoram avanços de Mato Grosso do Sul em diferentes áreas

Imagem: Deputado Picarelli lembrou que MS ocupa a quinta posição no ranking da produtividade para a elucidação de assassinatos
Deputado Picarelli lembrou que MS ocupa a quinta posição no ranking da produtividade para a elucidação de assassinatos
10/04/2018 - 12:45 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Luciana Nassar

Deputados estaduais comentaram, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), os avanços alcançados por Mato Grosso do Sul ao longo de sua história nas mais diferentes áreas. Na tribuna, Maurício Picarelli (PSDB) fez uma retrospectiva da atuação dos governadores que comandaram o Estado e ressaltou que é preciso reconhecer o legado de cada um deles. “Temos que fazer justiça e homenagear todas as pessoas que ajudaram e ajudam a construir Mato Grosso do Sul, nas mais diversas áreas, a começar pelo Executivo”, disse o parlamentar. Segundo ele, a área da segurança pública obteve avanços expressivos especialmente nos últimos anos.

Picarelli citou levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com estatísticas de desempenho do Governo do Estado no setor. “A polícia científica é um orgulho para todos nós. Temos mais novos 400 policiais militares, mais de 903 mil munições, armamentos e 742 viaturas. Há ainda reformas em delegacias, Uneis [Unidades Educacionais de Internação] e reciclagem dos policiais”, reiterou.

O deputado lembrou, ainda, que Mato Grosso do Sul ocupa a quinta posição no ranking da produtividade para a elucidação de assassinatos, o que também foi enfatizado por Barbosinha (DEM), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis e ex-secretário estadual de Justiça e Segurança Pública.

“Nossa polícia é referência nacional. Há estímulo na promoção das carreiras e será a primeira vez na história do Estado que vamos zerar a fila das promoções. Além disso, estamos saindo da ‘pedra lascada’ e seguindo para a modernização dos sistemas, agora criptografados e informatizados”, explicou. Segundo ele, o Estado deve continuar vigilante e também cobrar providências do Governo Federal, principalmente no que se refere à segurança em áreas de fronteira.

Enelvo Felini (PSDB) lembrou um assalto recente registrado em uma agência do Banco do Brasil em Sidrolândia. “O crime foi elucidado muito rapidamente, o que demonstra todo o preparo da nossa polícia”, disse. Para ele, o Estado também avançou expressivamente no volume de investimentos para a produção de alimentos.

“O Governo do Estado investiu R$ 500 mil para a reforma de 64 frotas de tratores e comprou, com recursos federais, mais de 100 conjuntos de patrulhas mecanizadas. Tudo isso permitirá aos agricultores gerarem mais empregos e renda”, afirmou. Citou que este ano a produção de hortifrutis na região de Campo Grande teve incremento de 25%.

Prioridade

Líder do Governo na Casa de Leis, Professor Rinaldo (PSDB) comentou os índices positivos obtidos pela segurança pública e ressaltou as prioridades do Executivo. “Tinha gente esperando há mais de dez anos por uma promoção e isso aconteceu neste governo. Mato Grosso do Sul tem mais de 1,7 mil quilômetro de fronteira seca e apesar de todas as dificuldades temos feito o nosso melhor. Isso é a prova inequívoca do belíssimo trabalho que vem sendo feito”, afirmou.

O deputado também comemorou a formação de novos delegados, as ações em saúde e na educação. “É claro que o salário dos professores precisa melhorar, mas já é um dos melhores do país”, ponderou. 

Para Zé Teixeira (DEM), a gestão dos recursos públicos é coisa séria e exige preparo. “Para a administração pública, é preciso ter capacidade e competência. É fundamental que se respeite o bem público”, enfatizou.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.