João Grandão ressalta importância da reforma agrária para desenvolvimento social

Imagem: Grandão destaca a importância da reforma agrária para o desenvolvimento social
Grandão destaca a importância da reforma agrária para o desenvolvimento social
18/04/2018 - 12:43 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Luciana Nassar

A importância da reforma agrária como instrumento para o desenvolvimento social foi ressaltada pelo deputado João Grandão (PT), na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quarta-feira (18).

Vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa de Leis, Grandão apresentou vídeo retratando avanços e conquistas dos pequenos produtores que vivem em assentamentos. Segundo ele, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se tornou o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

“São pelo menos 20 mil toneladas de arroz orgânico, sem contar o leite e outros produtos. E não temos somente a pequena produção”, informou. Grandão explicou que os produtores que hoje vivem em assentamentos também respondem pela produção de suínos, frangos e doces, entre outros produtos, que também são distribuídos pelos “grandes conglomerados”.

“Fiz questão de ressaltar todo esse trabalho e agradeço, ainda, à direção nacional do MST, demais movimentos sociais e produtores dos orgânicos, que também garantem mais saúde a todos nós”, disse, aos representantes dos trabalhadores presentes à sessão.

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Brasil tem 9.355 assentamentos. Nas contas do MST, o país possui 1,1 milhão de famílias assentadas e 130 mil famílias acampadas, porém sem a posse legal da terra.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.