Seminário debate educação profissional articulada ao setor produtivo de MS

Imagem: Evento ocorre no Centro de Convenções e reúne diversos stands com projetos da Educação Profissional
Evento ocorre no Centro de Convenções e reúne diversos stands com projetos da Educação Profissional
02/05/2018 - 09:36 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

O Poder Legislativo prestigiou a abertura do Seminário de Educação Profissional Articulada ao Setor Produtivo de Mato Grosso do Sul, realizado nesta quarta-feira (2), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Representando a Assembleia Legislativa, o presidente Junior Mochi (PMDB) elogiou a iniciativa.

“Todo o processo de desenvolvimento de um Estado passa pelo investimento em Educação e isso mostra que, de fato, o poder público está preocupado e tem todo o nosso apoio”, disse Mochi. O evento reuniu diversas instituições para discutir as demandas de emprego e formação profissional, que fornecerão informações para um mapa que subsidiará o financiamento de cursos técnicos pelo Ministério da Educação (MEC), atrelados ao Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

“Com essa identificação poderemos ampliar as ofertas e potencializar a mão de obra, abrindo novas oportunidades para discutir o desenvolvimento regional”, disse o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na abertura do evento. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, atualmente 102 escolas disponibilizam cursos profissionalizantes, abrangendo mais de 60% dos municípios.

A secretária Maria Cecília Amendola da Motta contabilizou outros sete centros de educação profissional no Estado. “Foram mais de 77 mil estudantes atendidos nas mais diversas áreas, por exemplo, o Turismo e Hotelaria. E nesse seminário poderemos identificar mais potencialidades para abrir novos cursos a partir das necessidades do mercado de trabalho. Todos serão gratuitos aos alunos e terão equipes multidisciplinares atendendo”, explicou a secretária.

Em nome da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o secretário Jaime Verruck disse que o desafio é dar conta da defasagem de mão de obra qualificada. “Buscamos alternativas para convencer o jovem a fazer o ensino técnico junto aos estudos, como mais um benefício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. E após concluir ele estará tanto pronto para atuar no mercado de trabalho, quanto dar continuidade em uma universidade, mas já capacitado para o trabalho, pois hoje buscamos muitos profissionais de fora do Estado e queremos reverter isso”, destacou.

Tribuna

Durante sessão ordinária de hoje, o deputado Professor Rinaldo (PSDB), quem também prestigiou o evento, usou a fala para enaltecer a iniciativa do Governo do Estado. “Esse Seminário, em parceria com o Sistema S, vai trazer oportunidades para várias áreas. Nossos jovens precisam de oportunidades para não cair no mundo da ociosidade e, consequentemente, no mundo do tráfico e violência. E com essa identificação de demanda de cursos em diversos setores vai possibilitar reverter esse quadro”, analisou Rinaldo. O deputado Enelvo Felini (PSDB) também parabenizou. "Vamos colher sensíveis frutos no futuro".

O Seminário está marcado para ocorrer o dia inteiro, com mesas redondas, palestras e stands de exposição de projetos de alunos que já participam dos cursos de educação técnica profissional. A entrada é gratuita. O Centro de Convenções fica no Parque dos Poderes, ao lado da Governadoria.

*Matéria alterada às 11h45 para acréscimo de informações

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.