Câncer pode ser diagnosticado em 30 dias após os primeiros sintomas no paciente

Imagem: Projeto apresentado por Felipe Orro diminui o prazo para diagnóstico exato de câncer em pacientes com suspeita da doença
Projeto apresentado por Felipe Orro diminui o prazo para diagnóstico exato de câncer em pacientes com suspeita da doença
02/05/2018 - 12:08 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Felipe Orro (PSDB), 3º secretário da Casa de Leis, subiu a tribuna nesta manhã (2) para falar sobre um Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de hoje. “Apresentamos uma proposta que dispõe sobre o prazo para realização de exames complementares necessários para a confirmação do diagnóstico de neoplasia maligna. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. Os pacientes que ainda não têm a confirmação ficam apreensivos e o tratamento não é iniciado a tempo de salvar as pessoas”, justificou.

O texto do projeto explica que a rede pública de saúde estadual deverá realizar, no prazo máximo de 30 dias, os exames complementares necessários para a confirmação da hipótese diagnóstica de neoplasia maligna, e a contagem deste prazo se dará a partir de laudo médico que especifique as manifestações clínicas que indiquem esse diagnóstico.

Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e aprovada nas votações em plenário, tornando-se lei, entra em vigor na data de sua publicação.

Neoplasia maligna – Mais conhecida como câncer, a Neoplasia maligna pode ter cura, desde que seja diagnosticada precocemente e tratada de acordo com as melhores práticas clínicas. Ela é o crescimento anormal, acelerado e descontrolado de um tecido ou uma célula gerando o que chamamos de tumor, o qual pode ser tanto maligno quanto benigno. Para saber mais sobre a doença, clique aqui.

Felipe Orro também convidou a todos para a comemoração alusiva ao Dia do Trabalhador, que será realizada hoje (2), a partir das 19h30, na Casa de Leis. “Hoje realizaremos aqui na Assembleia Legislativa a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Wilson Fadul para celebrar o Dia do Trabalhador. Serão homenageados os trabalhadores e também quem gera o trabalho aqui no Estado”, informou o deputado.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.