Maio Laranja terá campanha contra abuso e exploração sexual de jovens

Imagem: Herculano Borges: “Números alarmantes mostram que a cada oito minutos uma criança é abusada no Brasil"
Herculano Borges: “Números alarmantes mostram que a cada oito minutos uma criança é abusada no Brasil"
03/05/2018 - 12:47 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O deputado Herculano Borges (SD) utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (3) para destacar o lançamento da campanha “Maio Laranja” contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 5.118, de autoria do próprio parlamentar, aprovada em dezembro de 2017. O evento ocorrerá na próxima terça-feira (8), às 8h30 no auditório da governadoria. No decorrer deste mês, serão promovidas atividades para conscientização, prevenção, orientação sobre o assunto.

Durante a sessão, o deputado destacou a preocupação com o aumento dos casos de abuso e também a importância da discussão sobre o tema. “Números alarmantes mostram que a cada oito minutos uma criança é abusada no Brasil, 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% são denunciados”, afirmou. Segundo Borges, Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país em registro de abusos e maus-tratos contra crianças, ficando atrás apenas do Distrito Federal. “Esses dados trouxeram indignação e levaram ao debate nesta Casa”, disse.

Os parlamentares demonstraram apoio à iniciativa de Herculano Borges. “O Código Penal deveria ser mais firme nas punições a esses crimes, para que iniba a ação dos abusadores. Temos que fazer essa campanha educativa, pode contar comigo, pois só assim vamos evitar essa situação”, enfatizou o deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB). O deputado Maurício Picarelli (PSDB) também manifestou preocupação com o tema. “Essa é uma preocupação de toda a socidade, principalmente dos pais. Isso é uma doença. E me parece que as autoridades governantes não se preocupam com isso”, disse.

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) reforçou o apoio e enalteceu a iniciativa. “O Maio Laranja está rompendo o muro do silêncio, a barreira do medo. Agradeço a todos os parlamentares que levantaram essa bandeira importante para a sociedade”, falou. Para o deputado Professor Rinaldo (PSDB), é difícil explicar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Segundo especialistas essa é uma doença mental sem cura. Cerca de 50% das crianças abusadas quando chegam à fase se tornam abusadores. Cabe a nós instituir programas sociais na esfera governamental para evitar esses casos”, concluiu.

Ao final, o deputado Cabo Almi (PT) parabenizou Herculano Borges pela campanha e ressaltou alguns dos problemas que podem favorecer o abuso de crianças e adolescentes. "É um tema bastante polêmico, isso é uma doença. O problemas sociais enfrentados, o uso do álcool, drogas, abandono, ou seja, é um conjunto cujo resultado é submeter as crianças a essas situações vergonhosas", complementou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.