Amarildo Cruz defende Reformas Tributária e Política no País

Imagem: Amarildo Cruz acredita que é necessário debater a Reforma Tributária e Política no Brasil
Amarildo Cruz acredita que é necessário debater a Reforma Tributária e Política no Brasil
09/05/2018 - 12:20 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (9), o deputado Amarildo Cruz (PT) destacou a prioridade de discussão de uma Reforma Tributária e Política por parte dos candidatos a cargos políticos nas eleições deste ano. A distribuição dos tributos entre os cidadãos brasileiros e a carga de impostos pagos no Brasil foram os principais tópicos abordados.

Segundo o parlamentar, a Reforma Tributária vem para discutir um sistema contributivo mais justo. “É preciso levar em consideração a capacidade de contribuição do cidadão, como acontece em outros países. Na Europa, a carga tributária é alta, mas o retorno é maior, porque existe uma distribuição mais justa. No Brasil, impostos como ICMS acabam taxando todos indistintamente, incluindo os mais abastados e os mais pobres, o que reflete uma injustiça, pois a tributação deve ser feita de forma desigual”, defendeu.

Amarildo Cruz ainda elencou outros exemplos que contribuem para o problema. “Uma outra prova dessa desigualdade é o IPVA. Os proprietários de iates ou jatinhos não pagam imposto semelhante para ter esses meios de transporte, mas o cidadão paga para ter seu carro. O sistema é defeituoso, cerca de mil pessoas no Brasil ganham mais de 160 milhões e não pagam, proporcionalmente, o que pagamos de impostos. Você não dá dignidade aos mais humildes se os abastados não contribuem da mesma forma”, complementou.

“Nós temos que discutir com veemência o tema nas casas legislativas e os postulantes a cargos políticos também. Eles deveriam assinar uma manifestação de compromisso para que em 2019 essas reformas sejam uma prioridade. Não podemos perpetuar isso. Estamos aqui para fazer o que é correto”, disse.

O deputado Maurício Picarelli (PSDB) reafirmou a importância do parlamento se engajar para as reformas. “Essa tributação injusta acaba destruindo as famílias. Não é de hoje que se fala em reforma, mas infelizmente não sai do papel. Ninguém conseguiu levar a feito, porque a maioria dos congressistas não se preocupa com o tema. A falta da Reforma Política também atrasa qualquer benefício ao cidadão”, apontou.

Quem também fez uso da palavra para defender as mudanças foi o deputado Zé Teixeira (DEM). “Esses são um dos temas mais relevantes para a construção do futuro. A Reforma Política vai acontecer de qualquer maneira, hoje já temos alterações para as eleições desse ano”, constatou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.