"O trabalho do gari deve ser reconhecido tanto quanto outro", afirmou Professor Rinaldo

Imagem: Professor Rinaldo é autor da Lei 3754, de 6 de outubro de 2009
Professor Rinaldo é autor da Lei 3754, de 6 de outubro de 2009
16/05/2018 - 12:29 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

A Lei 3754, de 6 de outubro de 2009, de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo na Casa de Leis, instituiu a celebração do Dia Estadual do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Pública Urbana, o gari, comemorado na data de hoje, 16 de maio. “Para muitos, esta profissão não tem valor nenhum. Homenageamos aqui vários profissionais e o gari não é menos importante que o médico, o engenheiro ou o advogado. Infelizmente quem trabalha em serviços elementares geralmente é discriminado, com alegria parabenizo hoje todos que fazem a assepsia do lixo que é produzido pela sociedade”, destacou o parlamentar ao subir à tribuna.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul explicou a origem da palavra gari. “O nome é proveniente do empreiteiro francês Aleixo Gary, que assinou com o ministério Imperial do Brasil em 1876 o primeiro contrato para realizar a limpeza do Estado do Rio de Janeiro, sede da corte na época. Os cariocas gostaram da sua eficiência de trabalho e começaram a chamar ‘a turma do gary’, passando depois para ‘chamem o gary’, e com o tempo o termo passou a gari, como conhecemos atualmente. Também em homenagem a Aleixo Gary há uma fábrica de utensílio para limpeza urbana, com sede no Rio de Janeiro, que leva seu nome”, relatou Professor Rinaldo.

O deputado revelou que o reconhecimento ao trabalho realizado pelo gari é essencial para a sociedade. “Hoje esse dia é também reconhecido nacionalmente, fico imaginando o que seria de uma cidade ou comunidade sem o cidadão que cuida do lixo que a sociedade produz. Não podemos deixar de lembrar desta figura ilustre. O reconhecimento a ele é imperioso, pois muitas vezes o seu trabalho é desenvolvido em aspectos insalubres e periculosos, mas sempre com determinação e responsabilidade. Recebi em meu gabinete uma cartilha de educação ambiental que informa a sociedade sobre a separação do lixo nas casas para a coleta seletiva, e isso ajuda muito quem está na ponta, na usina de reciclagem, pois eles reverterão o lixo corretamente descartado em renda”, informou Professor Rinaldo.

O deputado estadual Enelvo Felini (PSDB) também lembrou da importância dos garis na época em que administrava o município de Sidrolândia, no Estado. “Fazíamos bolo e lanches para os garis reconhecendo a importância do seu trabalho. Criamos nesta época em Sidrolândia a usina de reciclagem de lixo, onde o lixo orgânico era transformado em adubo. A usina era tão bem cuidada que levávamos os alunos das escolas para que vissem o que era feito com o lixo lá. Entretanto ainda precisamos evoluir muito, pois no Brasil temos o maior índice de produção de lixo por residência no mundo. Muitas cascas podem ser aproveitadas na cozinha sem virar lixo. Parabéns aos queridos garis pelo dia de vocês que é comemorado hoje”, registrou.

Serviço – Por fim, o deputado estadual Professor Rinaldo também convidou a todos para o 5º Evento Perfurocortante, que acontecerá no próximo sábado (19), das 8 às 15 horas, na Escola Irene Szukala, localizada no bairro Aero Rancho. No evento haverá uma palestra sobre a coleta seletiva e o correto acondicionamento do lixo perfurocortante, aferição da pressão arterial, exames de glicemia, corte de cabelo, artesanato, entre outros. O evento é gratuito.

* Com informações do Portal da Solurb Soluções Ambientais

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.