Ensino a distância na área de Saúde é tema de audiência pública nesta sexta-feira

Imagem: Audiência foi proposta pelo deputado Dr. Paulo Siufi
Audiência foi proposta pelo deputado Dr. Paulo Siufi
07/06/2018 - 16:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Com crescimento acentuado nos últimos anos no Brasil, o Ensino a Distância (EAD) em Saúde é tema de audiência pública, que será realizada a partir das 14h30 desta sexta-feira (8). O evento, proposto pelo deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), ocorrerá no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Para Siufi, o EAD em Saúde não prepara adequadamente o estudante. Isso porque é necessário, conforme argumenta o proponente da audiência, a vivência do processo de aprendizagem in loco para que o profissional tenha condições de atuar em uma área ligada diretamente à vida das pessoas.

“Os estudantes precisam vivenciar na prática o que aprendem com as teorias ministradas. Nos cursos a distância isso não é possível”, considerou o parlamentar ao propor a realização da audiência. “Defendo esse tipo de ensino para outros cursos, mas  não para a área de saúde”, acrescentou.

Dados da Sinopse Estatística da Educação Superior (produzida com base no Censo da Educação Superior), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), mostram crescimento considerável do número de concluintes de cursos EAD, de modo geral, e dos da área de saúde, especificamente.

Em 2016 (último dado), 938.732 pessoas concluíram cursos presenciais em todo o País, alta de 13,19% na comparação com 2010, quando 829.928 alunos se formaram. Em se tratando de EAD, o incremento, no mesmo período, foi mais expressivo: 59,6%, de 144.553 para 230.717.

Nos cursos EAD na área de Saúde, o aumento foi ainda mais significativo. De acordo com o MEC, em 2016, 16.951 pessoas se formaram em algum curso à distância em Saúde. Em 2010, foram 9.046. A variação é de 87,38%. (Clique aqui para acessar os dados das Sinopses Estatísticas da Educação Superior)

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.