ALEMS no combate ao Coronavírus

Em sessão solene, ALMS homenageia promotores da cultura no Estado

Imagem: Sessão Solene reuniu diversos representantes de segmentos da cultura sul-mato-grossense
Sessão Solene reuniu diversos representantes de segmentos da cultura sul-mato-grossense
19/06/2018 - 21:00 Por: Paulo Radamés   Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou nesta terça-feira (19), em sessão solene, 26 profissionais de diferentes áreas e entidades que contribuíram para a valorização da cultura no Estado. Durante a cerimônia foram entregues a cada um dos homenageados uma Medalha de Mérito Cultural Maria da Glória Sá Rosa.

O evento, proposto pela deputada Antonieta Amorim (MDB), aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia, na sede da Assembleia Legislativa. Para a parlamentar, a expectativa dos organizadores era de muita alegria. "Tenho certeza que todos estamos alegres, pois até então não tínhamos um dia dedicado à nossa rica cultura. Nós temos um Mato Grosso do Sul fértil não só em solo, mas também nas manifestações culturais. Temos uma cultura abrangente que formata nossa sociedade, e por isso sentimos a obrigação de comemorar em um dia específico essa cultura. E ninguém melhor que a Maria da Glória, nossa querida Professora Glorinha, para ficar na história através da criação Medalha, lembrando dos bons feitos daqueles que expressam a alegria de viver pelo seu trabalho. É uma homenagem a todos que promovem a cultura em Mato Grosso do Sul", declarou.

Já para Américo Calheiros, que falou em nome da classe homenageada na noite, a escolha de Professora Glorinha foi acertada por simbolizar a construção sistemática de um ambiente cultural saudável. "Ela doou todos os dias de sua vida a essa missão de brotar o prazer e a verdade que a cultura traz. Conseguiu, com sensibilidade, determinação e intelegência fazer isso acontecer de uma maneira bastante interessante", disse. 

Calheiros também falou sobre a importância da homenagem partindo do Poder Legislativo. "Me sinto deveras honrado em falar por personalidades que estão há anos na luta em favor da cultura desse estado, cada um em suas distintas áreas, procuando contribuir da melhor maneira possivel para consolidemos cada vez mais sua pujante cultura apesar de todas as dificuldades. Essa homenagem que estamos recebendo hoje da Assembleia Legislativa nos sensibiliza, especialmente porque é um momento em que o Poder Legislativo Estadual coloca em pauta, de uma forma ou de outra a cultura, e entendemos a necessidade dessa participação na agenda política nacional, estadual e municipal porque só assim tem condições de se fortalecer como de fato merece, porque é uma área geradora de emprego, renda, além de ter uma contribuição expressiva na formação da cidadania, portanto precisa de mais apoio", avaliou. 

A sessão ainda presenteou os participantes com a apresentação musical de Lenilde Ramos e Fábio Kaida e a exibição de um documentário produzido pela equipe da TV Assembleia sobre a obra de Professora Glorinha com trechos autobiográfios musicados e depoimentos de ex-alunos, parceiros de trabalho e familiares.

Homenageados - Foram homenageados com a honraria Américo Caleiros, Anor Pereira Mendes Filho, Delanir ereira Gonçalves, Edineide Dias de Oliveira, Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Francisco de Assis de Souza Silva, Henrique Alberto de Medeiros Filho, Humberto Espíndola, Marcelo dos Santos Peres, Marlei Sigrist, Nilson Almiro Marques, Miguel Horta, Vitor Hugo Samudio, Denílson Divino de Freitas, Rubênio Marcelo, Paulo Simões, Antônio Alves Guimarães, Vicctor Gregório & Marco Aurélio. Grupo Casa Coletivo de Artistas, Athayde Nery de Freitas Júnior, Grupo Arte Boa Nova, Grupo Expressão de Rua, Ilson Venâncio, Tarsila Dias Acosta, Janína Martins Apis e Elisabeth Cristina Chiesi Terras.

Professora Glorinha - Nascida em Moçambique no ano de 1927, Maria da Glória Sá Rosa lecionou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por 26 anos. Seu trabalho se destacou pela liderança da Aliança Francesa em Campo Grande, bem como a direção do Projeto Prata da Casa, responsável pela organização de diversos espetáculos musicais e lançamentos de discos na capital. Também atuou como Presidente do Conselho Estadual de Cultura e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Associação Brasileira de Críticos de Arte, além de ter sido Secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diretora Executiva da Fundação de Cultura, Superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes e Presidente da Fundação de Cultura.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.