Kemp propõe ação para combater “epidemia do suicídio” entre jovens de MS

Imagem: Deputado propôs ação do governo para combater depressão entre os estudantes da Rede Pública Estadual
Deputado propôs ação do governo para combater depressão entre os estudantes da Rede Pública Estadual
17/05/2018 - 17:54 Por: Agência ALMS   Foto: Luciana Nassar/ALMS

“Há uma crise de esperança, na política, no desemprego, em várias áreas. Os jovens andam sem perspectivas nesse mundo sombrio, justamente em uma fase de vida em que a cabeça ‘está a mil’. O Poder Público precisa cuidar disso”, afirmou o deputado Pedro Kemp (PT), durante a ordem do dia desta quinta-feira (17).

Ele foi à tribuna alertar para os altos índices de jovens e até mesmo crianças que tiram a própria vida em Mato Grosso do Sul. Segundo informações do Boletim Epidemiológico sobre Suicídio do Ministério da Saúde (2017), o Estado é o quarto no ranking de suicídios entre pessoas com idades entre 15 e 29 anos.

Para reverter as estatísticas, Kemp apresentou hoje indicação propondo ao Governo do Estado a criação de um programa conjunto, entre as secretarias estaduais de Educação e de Saúde, que realize ações contra a depressão, e consequentemente o suicídio, nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

O deputado ressaltou que tem visitado as escolas e constatado a preocupação de gestores, coordenadores e professores. Eles relatam casos de sofrimento psicológico entre os alunos, em razão de problemas de ordem pessoal e familiar, especialmente entre as famílias mais vulneráveis, porém não dispõem de profissionais qualificados para atender e encaminhar os estudantes para serviços especializados na rede pública de saúde.

“É uma epidemia e nem a família e nem a escola estão preparadas. São estarrecedores os casos de depressão, transtorno de ansiedade, automutilação e suicídio entre as nossas crianças e adolescentes. Eles precisam de ajuda profissional, inclusive com médicos psiquiatras porque há casos em que é necessária a medicação”, explicou.

Entre as iniciativas positivas, Kemp citou a Escola Estadual Antônio Valadares, no município de Terenos, que reuniu a comunidade escolar e ouviu os estudantes após o suicídio de um adolescente. “A escola assumiu a responsabilidade, de certa forma, e está de parabéns por buscar envolver alunos, pais e educadores e desenvolver ações preventivas”, disse.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.