Entidades que atendem pessoas vulneráveis estão há meses sem recursos, diz Kemp
O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) foi à tribuna nesta quinta-feira (8) para denunciar mais uma vez o descaso do Governo do Estado com as entidades filantrópicas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em Mato Grosso do Sul. Há seis meses estão sem receber o repasse dos recursos do poder público, responsável para atender as pessoas mais pobres, adolescentes e crianças em situação de risco e pessoas com deficiência. “As entidades estão prestes a fechar”, disse Kemp.
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) é a pasta do Governo do Estado incumbida de efetuar os repasses das verbas públicas às entidades.
Ao menos 36 entidades com projetos em Direitos Humanos teriam que já ter recebido os recursos, segundo apurou o deputado. Até agora, de acordo com as entidades, só foram feitos dois repasses em 2017. “Com a assinatura do convênio eles se planejaram para o ano todo e agora como fica? É muito difícil trabalhar sem recursos, já que elas atendem pessoas pobres e hipossuficientes que detêm o direito de ser assistido pelo Estado, este que, na verdade, não dá conta da demanda e acabam sendo atendidos por essas entidades. Porém, sem dinheiro não tem como manter profissionais e eles podem parar o atendimento!”, argumentou Kemp.