Paulo Corrêa destaca investimentos na área da cultura em MS

Imagem: Deputado falou sobre a realização do evento Arraial do Banho de São João de Corumbá
Deputado falou sobre a realização do evento Arraial do Banho de São João de Corumbá
26/06/2018 - 11:43 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O tradicional Arraial do Banho de São João da cidade de Corumbá, realizado no último final de semana, foi destacado na sessão ordinária desta terça-feira (26) pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB) ao falar sobre os investimentos na área da cultura em Mato Grosso do Sul. Segundo o parlamentar, mais de 30 mil pessoas compareceram ao evento.

“Participei pela primeira vez da festa junina em Corumbá e fiquei surpreso com a organização. Não fica devendo em nada para as tradicionais festas realizadas no Brasil. Um evento maravilhoso que reuniu a diversidade e a cultura popular. A cultura de MS tem sido muito valorizada. Esse é mais um evento apoiado por investimentos estaduais, assim como o Festival América do Sul Pantanal e o Festival de Inverno de Bonito”, disse.

O parlamentar também enfatizou o fomento do turismo e da economia por meio da festa corumbaense. “Esse é um atrativo turístico importante que gera emprego e renda na região, além de enaltecer a cultura sul-mato-grossense. Foram registrados cerca de dez mil turistas em Corumbá no período do tradicional São João. Temos que incentivar esse tipo de manifestação popular, precisamos de verba específica nesta Casa de Leis destinados à cultura”, afirmou Paulo Corrêa.

Os deputados Pedro Kemp e Amarildo Cruz, ambos do PT, também reconheceram a importância do Arraial do Banho de São João, mas cobraram mais investimentos também para outros setores da cultura. “Acho que está faltando um apoio estadual maior para os projetos de pequenos produtores e artistas do teatro, da dança e da música. São pessoas que sobrevivem da arte popular com muita dificuldade, precisamos cobrar esses investimentos”, ressaltou Kemp.

Amarildo Cruz defendeu a necessidade de uma política do Estado voltada para cultura. “Era preciso aprovar a lei que propunha a destinação de 1% da receita do Estado para a área cultural, mas o projeto não passou. Os investimentos nos eventos pontuais são bem-vindos, mas o apoio tem que ser amplo para promoção da cultura”, destacou.

O deputado Paulo Corrêa sugeriu a discussão da produção cultural no MS, para que haja a melhoria nos recursos. “Eu acredito que a cultura é investimento”, finalizou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.