Escolas estaduais e prédios públicos poderão utilizar energia solar

Imagem: Deputado Picarelli: "São várias as vantagens, entre elas, a economia e proteção ao meio ambiente"
Deputado Picarelli: "São várias as vantagens, entre elas, a economia e proteção ao meio ambiente"
04/07/2018 - 10:58 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) apresentou na sessão desta quarta-feira (4) Projeto de Lei que propõe a utilização de sistemas de captação de energia solar e de armazenamento de águas pluviais nas unidades escolares e demais prédios a serem construídos com recursos do Governo do Estado.

Hoje, as leis estaduais 3.896 e 4.400 prevêem que as unidades habitacionais populares sejam construídas com coletores solares, reservatórios térmicos, aquecimento auxiliar, interligações hidráulicas por circulação natural e sistemas de reaproveitamento dos recursos hídricos.

O projeto ainda estabelece que os sistemas sejam dimensionados para atender, no mínimo, 80% de toda a demanda de água dos conjuntos habitacionais, escolas e prédios construídos com recursos do Estado. Caso se torne lei, em toda obra e reforma dos edifícios públicos deverão ser instalados os métodos de captação de energia solar e de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais.

“A proposta também contém a previsão, conforme disponibilidade financeira do Estado, da instalação gradativa desses sistemas e métodos em todos os prédios que abrigam órgãos públicos. São várias as vantagens, entre elas, a economia e proteção ao meio ambiente”, afirmou Picarelli.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.