“PL do Veneno” coloca em risco saúde da população, denuncia deputado Pedro Kemp

Imagem: Deputado estadual Pedro Kemp denuncia falta de responsabilidade do governo federal com saúde da população
Deputado estadual Pedro Kemp denuncia falta de responsabilidade do governo federal com saúde da população
26/06/2018 - 13:01 Por: Jacqueline Lopes - Assessoria Pedro Kemp   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi à tribuna nesta manhã (26) e denunciou o Governo Temer e o Congresso Nacional por conta da aprovação do  Projeto de Lei 6.299/02 , “Pacote do Veneno”. O projeto foi aprovado por 18 a 9 no Congresso e flexibiliza o uso dos agrotóxicos. É impressionante, quando a gente pensa que a situação do Brasil hoje, nesse Governo não pode piorar, ela piora!”.

O “Pacote do Veneno” tira do Ministério da Saúde e passa para o da Agricultura a regulamentação e fiscalização no uso dos agrotóxicos. Ele prevê que pesticidas possam ser liberados pelo Ministério da Agricultura mesmo se órgãos reguladores, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não tiverem concluído suas análises. “Já existe contrabando de substâncias proibidas no Brasil, provenientes do Paraguai. É necessário fiscalização intensa pois a saúde das pessoas e do meio ambiente será prejudicada”.

“Estas medidas flexibilizam a produção e venda destes produtos no País, precisamos nos preocupar com o meio ambiente, para cuidar da saúde da população, evitando a contaminação das águas, ar e solo, e o Brasil infelizmente vem na contramão de todo o mundo”, pontuou.

Segundo Pedro Kemp, até o mais importante órgão da área de prevenção e combate ao câncer se posicionou. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) informou em nota, após a aprovação deste projeto na comissão especial, que tal modificação na lei colocará todos em risco. “Várias doenças podem decorrer do uso de agrotóxicos, inclusive neurológicas. Até o aumento de casos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é ligado a essas substâncias. É tão estarrecedor que já foi até mesmo encontrado agrotóxicos no leite materno”.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.