Em reunião na SED, Pedro Kemp defende a importância da cedência
O deputado estadual, psicólogo e professor Pedro Kemp (PT) participou da reunião na SED (Secretaria de Estado de Educação) com a secretária Maria Cecília Amêndola e educadores, representantes das entidades que atendem alunos com deficiência. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (18). A importância da cedência dos 850 profissionais, contratados pelo Estado, para trabalhar diretamente na área da Educação Especial foi a pauta da reunião.
A secretária Maria Cecília Amêndola tranquilizou os representantes das entidades. Segundo Kemp, a única alteração, já acordada pelo Governo do Estado, será a migração do pagamento do salário dos profissionais da área da Saúde, que hoje está no orçamento da Educação, para a Secretaria de Estado de Saúde. “São psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas que irão continuar o trabalho nas entidades”, explica o parlamentar.
Ficou definido como critério geral, ainda conforme o deputado, um professor para cada dez alunos com deficiência. Porém, a SED vai estudar caso a caso para atender as especificidades dos alunos.
Há entidades que atendem alunos muito comprometidos e com deficiências múltiplas – como é o caso da Orionópolis, na Capital, ressalta Kemp. “Neste caso, a SED vai autorizar a contratação de um professor para cada 4 alunos”, completa.
Ainda durante a reunião, a secretária junto com os representantes das entidades acordaram a formação de uma comissão para estudar uma proposta de regulamentação da cedência de professores para entidades. “A reunião foi satisfatória, atendeu o objetivo e esperamos em breve definir a parceria entre Estado e entidades através da regulamentação, que dê respaldo legal para a cedência dos profissionais, que são imprescindíveis, para o trabalho das entidades”.