Mara Caseiro fala sobre o protagonismo das mulheres durante bate papo no Jardim Tarumã

Imagem: Mara Caseiro fala com mulheres do Jardim Tarumã, em Campo Grande
Mara Caseiro fala com mulheres do Jardim Tarumã, em Campo Grande
28/07/2018 - 16:32 Por: Fernanda França   Foto: Gabriela Rufino

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) participou na tarde deste sábado (28) de um bate papo com mulheres que integram o Ministério Evangelístico Luz Divina, no Jardim Tarumã, em Campo Grande. 

Ela falou sobre o poder da sensibilidade feminina na transformação da sociedade, a importância da mulher na política e as principais leis que resguadam seus direitos.

"A arte de viver em tempo em que o tempo não dá trégua" foi o tema do encontro, do qual também participaram a cirurgiã-dentista Fran Nero, que discorreu sobre cuidados e tratamentos bucais, e a médica ginecologista Juliane Chaia, que falou sobre saúde da mulher.

O protagonismo das mulheres nas mudanças necessárias à sociedade, o resgate do respeito e dos valores e importância da participação das mulheres na política foram alguns dos temas abordados pela parlamentar.

Ela também falou sobre violência contra a mulher e destacou as principais leis que resguardam os seus direitos em âmbito estadual.

Mara Caseiro é autora da lei que reserva para mulheres 5% das vagas de emprego na construção de obras públicas realizadas pela administração estadual.

Duas outras propostas de sua autoria beneficiam mulheres que acabaram de dar à luz. A primeira, obriga a rede pública e privada de Saúde a oferecer acompanhamento psicológico e leito separado para mulheres que tiveram bebês natimortos e com óbito fetal. 

O segundo projeto dispõe sobre a prestação de assistência especial às parturientes, no caso em que os recém-nascidos sejam portadores de deficiência ou patologia crônica que exija tratamento continuado.

Outra lei de autoria da parlamentar prevê punição para quem proibir ou constranger mães que estiverem amamentando em público. Pagará multa de R$ 500 quem praticar esse ato em estabelecimentos destinados a atividades culturais, recreativas, de prestação de serviços públicos e privados ou de comércio. Em caso de reincidência, a multa terá o valor dobrado. 

Também é de autoria da deputada a Lei que cria o Setembro Amarelo no Estado. Todos os anos, nesse mês, são realizadas ações e políticas públicas para discutir a problemática do suicídio em Mato Grosso do Sul.

"Acho importante falar com as mulheres de nosso Estado sobre essas questões que envolvem o empoderamento feminino, porque informação é poder! Nós mulheres, com nossa sensibilidade e nosso jeito especial de ser, podemos fazer grandes transformações em nossa sociedade", concluiu a deputada, agradecendo aos pastores Danilo e Carmen pelo convite para o encontro.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.