Com projeto que apoia mães, estudante representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro

Imagem: Natállia Braga tem 16 anos cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Joaquim Murtinho
Natállia Braga tem 16 anos cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Joaquim Murtinho
13/08/2018 - 11:48 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Wagner Guimarães

A trajetória familiar inspirou a deputada estudante Natállia Braga, que participa do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, a elaborar uma proposta de Projeto de Lei que tem como objetivo auxiliar mães em busca de trabalho. "Foi a partir do que vi minha mãe passar, criando os filhos sozinha, que pensei em uma proposta que pudesse apoiar as mães. Muitas têm qualificação, faculdade até, mas não conseguem uma oportunidade porque as empresas preferem pessoas sem filhos", explica a jovem aluna da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande.

Aos 16 anos, Natállia foi selecionada para participar da 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, programa realizado anualmente pela Câmara Federal e que tem por objetivo possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar. O projeto apresentado por ela prevê a reserva de 10% de vagas, em empresas de médio e grande porte, a mães que sejam chefes de família. 

"Estou animada em participar do programa em Brasília e também com o apoio do deputado Pedro Kemp (PT), que apadrinhou a proposta aqui [em Mato Grosso do Sul]", afirmou. Foram escolhidos 78 estudantes, que representarão os estados e o Distrito Federal. O evento será realizado na Câmara, de 1º a 5 de outubro. Para participar, eles precisaram apresentar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País, com tema livre, mas impacto nacional.

Durante as atividades, os jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico a respeito da realidade. Somados à experiência de convivência com as mais diferentes culturas, o programa potencializa a atuação mais democrática dos jovens e o protagonismo político. 

"Para nós, é uma alegria muito grande contarmos com uma representante de Mato Grosso do Sul. Estimulamos os participantes do nosso Parlamento Jovem a se inscreverem no programa nacional e certamente será uma vivência importante para a estudante Natállia. Ficamos felizes e desejamos muito boa sorte a ela", disse a coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami. Atualmente, 48 deputados estudantes, titulares e suplentes, entre eles Natállia, participam da 6ª edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). 

Saiba mais

Lançado em 2004, o Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de simulação da jornada de trabalho de um deputado federal. Os participantes devem ter entre 16 e 22 anos e frequentar regularmente o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio tradicional, ou o segundo, terceiro ou quarto ano do ensino técnico em escolas públicas ou particulares.

Durante cinco dias, os jovens selecionados dão voz às suas ideias e debatem temas de importância para o Brasil, aprendendo sobre todas as etapas do processo legislativo. As proposições aprovadas ao término da legislatura programa são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa (CLP), onde eventualmente poderão tramitar como sugestões de iniciativa legislativa.

* Com informações da Agência Câmara Notícias

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.