Com entrega de honrarias, Mochi comemora o Dia Estadual da Educação Superior

Imagem: Personalidades acadêmicas foram homenageadas pelo deputado Junior Mochi
Personalidades acadêmicas foram homenageadas pelo deputado Junior Mochi
22/08/2018 - 23:45 Por: Juliana Turatti   Foto: Wagner Guimarães

Na noite desta quarta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), comemorou o Dia Estadual da Educação Superior, homenageando professores, pesquisadores e outros profissionais do meio acadêmico que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

A sessão solene contou com o apoio Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie/MS). “É um ato de reconhecimento a todos que colaboraram com o ensino superior de Mato Grosso do Sul. Há um ano apresentei o Projeto de Lei que criou o Conselho e, recentemente, o Projeto de Resolução instituindo a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian. Cabe esclarecer que não é uma mera lembrança, mas um momento de reflexão das lutas, conquistas, metas e desafios. A educação é a força motriz para o desenvolvimento, por isso prestamos justas condecorações para quem ajuda a elevar o ensino, a pesquisa e a extensão”, explicou Mochi.

O Crie é composto por reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Universidade Anhanguera-Uniderp, da Universidade Católica Dom Bosco, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “A ideia de unir todas as universidades foi ousada e, nesta noite de comemoração, provamos definitivamente que tínhamos razão ao acreditar. Os indicadores das seis instituições revelam que somos mais de 100 mil pessoas presentes em todas as regiões do Estado, entre alunos e profissionais que pertencem à comunidade acadêmica. O Crie já nasceu grande e absolutamente consciente da sua responsabilidade com a consolidação de uma educação superior forte, eficiente e humanizada. Hoje, temos muitos motivos para comemorar”, esclareceu, o presidente do Conselho, Fábio Edir dos Santos Costa.

A professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, ao usar a tribuna disse que a homenagem é uma forma de incentivar o árduo trabalho institucional. “Agradecemos o reconhecimento pelas ações que fazem parte da trajetória na carreira acadêmica, neste esforço de gerar conhecimento e buscar melhorias ao nosso Estado. Ao olhar para trás, observamos que os problemas serviram de escada para nossas conquistas. Ao mesmo tempo em que contribuímos de forma coletiva, nos construímos como pessoas neste processo”, destacou.

Já a professora Eliza Emília Cesco falou do seu sentimento de missão cumprida. “É uma grande recompensa pelo trabalho que prestamos. Tenho a convicção de que tudo valeu a pena. Meu maior sentimento é de gratidão”, contou Eliza.

Homenageados - Receberam a Medalha Darcy Ribeiro: Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Carina Elisabeth Maciel, Cleonice Alexandre Le Bourlegat, Damião Duque de Farias, Marcelina Maschio, Neli Kika Honda e Sandro Márcio Lima.

E ainda Eliza Emília Cesco, Fernando Antonio de Castilho, Gervásio Kamitani, João Pereira da Rosa, Padre José Marinoni, Renata Vidal Cardoso Gardenal e Wilson Biasotto receberam a Comenda Pedro Pedrossian.   

História - Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Foi ministro da Educação e desenvolveu vários trabalhos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, um deles é o projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). E Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.