Orquídea Cattleya Nobilior pode se tornar flor símbolo de MS

Imagem: Deputado Lídio Lopes durante sessão desta quinta-feira
Deputado Lídio Lopes durante sessão desta quinta-feira
29/11/2018 - 14:20 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

A orquídea Cattleya Nobilior, planta lilás típica da região Centro-Oeste, pode se tornar flor símbolo de Mato Grosso do Sul. É que designa o Projeto de Lei 208/2018, apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (29) pelo deputado Lídio Lopes (PATRI). A proposta visa incentivar a produção da espécie e, assim, contribuir para a preservação ambiental e desenvolvimento do turismo.


Flor é típica da região Centro-Oeste (Foto: Site orquidia.com.br)

Caso o projeto seja aprovado, a orquídea Cattleya Nobilior ganhará, anualmente, um mês específico para realização de campanhas e ações comemorativas: agosto, época de maior concentração da floração da planta. A flor símbolo poderá ser usada em eventos de caráter científico e tecnológico, turístico, artístico e cultural.

O projeto prevê, ainda, adoção das seguintes medidas: repovoamento e preservação da orquídea em espaços diversos e nas árvores existentes em parques e praças, com possível participação da iniciativa privada; e divulgação nos eventos municipais e nas escolas da importância da planta.

Conforme informações apresentadas na justificada do projeto, a Cattleya Nobilior é originária dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. É encontrada, sobretudo, perto de cursos de água, sobre árvores frondosas que lhes proporcionam muita ventilação. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.