Panorama com o cantor e instrumentista Guga Borba estreia na TV Assembleia

Imagem: Prata da casa, Guga Borba conta trajetória musical e recorda sucessos da carreira
Prata da casa, Guga Borba conta trajetória musical e recorda sucessos da carreira
12/02/2019 - 09:42 Por: João Humberto   Foto: Divulgação TVALMS

Com passagens pelas bandas Inverno Russo, Belladona e Naip, pelo duo Filho dos Livres e também pelo Coletivo Clube do Litoral Central, o multitalento Guga Borba, 43 anos, integra o celeiro musical regional de Mato Grosso do Sul como uma das principais pratas da casa. Ele é o convidado especial do primeiro ‘Panorama’ de 2019, que vai ao ar na TV ALMS nesta terça-feira (12), às 12h, com reprise às 19h. 

No programa apresentado por Kleber Nogueira, entre vários assuntos Guga Borba fala a respeito do início da carreira, quando aos 15 anos entrou para a banda Inverno Russo. De lá até agora ele fez inúmeras parcerias, colecionando bastantes histórias. 

Seu primeiro trabalho solo, o disco ‘Apneia’, foi lançado em 2011 com 10 composições inéditas de sua autoria, e uma releitura da canção "É Necessário", de Geraldo Espíndola. Já em 2015 gravou seu segundo álbum solo, '7º Satélite', ao lado do produtor e multi-instrumentista Antônio Porto, numa linha folk sem negar a influência fronteiriça em algumas canções. 

Apneia é marcado por referências nas melodias e poesias românticas do cotidiano com sonoridade contemporânea e permeada de elementos eletrônicos, o que agradou diversos djs de pubs europeus. Já 7º Satélite foi bem aceito pelo público e pela crítica especializada, sendo disponibilizado para download no site palco mp3, fato que levou o artista ao destaque em duas ocasiões em menos de três meses e à marca de 60 mil acessos. 

Além disso, Guga mantém uma parceria bem consolidada com o músico Guilherme Cruz, com quem tem o duo Filho dos Livres. Eles gravaram dois discos autorais e diversas coletâneas e também compuseram a trilha sonora do documentário ‘Sasha Siemel – O Caçador de Onças’ e emplacaram a música ‘Cantador’ no filme ‘Cabeça a Prêmio’, de Marco Ricca. 

Guga é desses artistas que não para e gosta de firmar parcerias com amigos de longa data. Por isso fundou o Coletivo Clube do Litoral Central junto com Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira, Ju Souc e Leandro Perez, que abrange as influências da musicalidade regional contemporânea de Mato Grosso do Sul. 

Enveredando pela área da educação, Guga foi palestrante e músico do projeto ‘Identidade Musical’ ao lado de Jerry Espíndola, e "Cantos e Contos da nossa Terra", ao lado de Jorge de Barros, percorrendo dezenas de escolas municipais da capital e interior do Estado. Isso e muito mais você pode conferir no Panorama. 

O programa Panorama vai ser exibido na grade de programação da TV Assembleia com horários livres. Para assistir a TV Assembleia no YouTube, clique aqui, ou então navegue pelo link site www.al.ms.gov.br/tvassembleia

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.