“Suspensão da taxa antidumping à União Européia prejudicará produtor", afirma Catan

Imagem: Medida econômica pode afetar produtores de leite e preocupa deputado
Medida econômica pode afetar produtores de leite e preocupa deputado
14/02/2019 - 12:52 Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual João Henrique Catan (PR), ao subir na tribuna nesta manhã (14), comentou os possíveis efeitos da suspensão da cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite da União Européia. “Quero aqui me posicionar e me tornar o porta voz dos produtores de leite e agricultores do nosso Estado. Faço aqui um manifesto em relação à suspensão da taxa antidumping. Isso tornará a vida dos produtores de leite muito difícil. A decisão pode trazer graves prejuízos para os produtores do Estado e de todo o Brasil”, relatou o parlamentar.

“Esta Casa de Leis precisa intervir junto à bancada federal, pois os produtores estão pedindo socorro e muito preocupados. A União européia pode dominar o mercado de leite em pó, pois eles já possuem um grande estoque deste tipo de leite. Comparo isso ao domínio de dois produtos nossos, o café com leite, ou até, o carimbo de um queijo proveniente de Minas Gerais, pelo Uruguai por fazer parte do Mercosul”, divulgou o deputado João Henrique.

O parlamentar também lembrou que o patriotismo é fundamental. “Nos países árabes é mais barato alimentar animais com pão, pois o subsídio nesse produto é baixo, já que lá é valorizada a história e cultura. Me preocupo com o câmbio dessa política antidumping, já que temos terras suficientes para a agropecuária e somos o maior País da América Latina, é necessário cuidado com a nossa produção. Ao invés de dificultar, temos que facilitar esse processo. Nossa ministra da Agricultura,Tereza Cristina, é muito importante para o reestabelecimento da política antidumping. Cobro uma união desta Casa de Leis, pois se o sistema produtivo cair em derrocada, Mato Grosso do Sul irá junto”, ressaltou João Henrique.

Medida - Publicada na quarta-feira passada (6), no Diário Oficial da União (DOU), suspendeu a taxa que evitava que os produtores nacionais fossem prejudicados pelo aumento de oferta dos produtos de países. A referida taxa suspensa vinha sendo aplicada desde a resolução de 2001 como uma maneira de proteger o produto nacional. Com o fim desse imposto, o governo brasileiro abre portas para a entrada do leite e seus derivados, de países europeus, sem ter um preço mínimo, ou seja, o leite importado poderá ser comercializado aqui no Brasil por um preço menor que o praticado aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.