Segunda Legal prossegue com palestras aos servidores da ALMS

Imagem: Presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PSDB) fala aos servidores que assistiam as palestras
Presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PSDB) fala aos servidores que assistiam as palestras
18/02/2019 - 17:07 Por: Paulo Radamés   Foto: Wagner Guimarães

O programa Segunda Legal, iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet que pretende levar aos servidores do Poder Legislativo sul-mato-grossense conhecimento sobre os diversos setores da Casa de Leis, realizou sua segunda edição na tarde desta segunda-feira (18), no Plenário Deputado Júlio Maia.

Como palestrantes dessa edição estiveram a secretária de Recursos Humanos do Legislativo, Marlene Figueira da Silva, o secretário de Comunicação Institucional, Adriano Furtado, e o técnico parlamentar da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos (SALJ), Roberto Carlos da Silva. O presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PSDB), também participou da reunião, parabenizando o coordenador da Escola, Ben-Hur Ferreira pela continuidade do programa. “A Escola terá papel fundamental na minha gestão”, garantiu Corrêa.

Marlene Figueira iniciou sua palestra sobre a Estrutura Operacional e Administrativa e Gestão de Pessoas elencando as diversas atribuições do setor de Recursos Humanos da Assembleia. A secretária explicou como a Reforma Administrativa implementada pela Lei nº 4.987/2017 modificou o quadro de servidores e modernizou alguns aspectos da rotina de trabalho, como o uso do ponto eletrônico e as políticas de carreiras oferecidas pela Casa.

Já o secretário de Comunicação Institucional apresentou uma perspectiva do desenvolvimento da comunicação da Assembleia nas últimas legislaturas. Para Furtado, a aproximação com a sociedade é um dos principais desafios a serem superados pelo Legislativo e todo Poder Público recentemente. “Vivemos uma crise de representatividade aflorada pelas manifestações que tomaram conta do país em 2013. A partir da intensificação dos protestos, percebemos que a forma como a sociedade encara a classe política mudou, e esse é um novo desafio”, argumentou.

O técnico legislativo da SALJ, Roberto Carlos da Silva, por sua vez, apresentou aos ouvintes sua palestra com o tema "Os Principais Tópicos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa". Para ele, os novos assessores parlamentares devem se ater principalmente às  questões relativas às proposições e pareceres dispostas no Regimento. Sobre o evento, Roberto avaliou a participação dos colegas. “Foi de grande importância, pois vemos que o interesse é muito grande neste momento inicial dos gabinetes, assim podemos dar respostas coerentes, que efetivamente ajudem na formação das proposições dos parlamentares”, declarou.

Por fim, o coordenador da Escola Ramez Tebet se disse satisfeito com o segundo encontro. “Já criamos uma marca na Casa, o Segunda Legal, que mobiliza diversos setores que nos informaram hoje sobre muitas coisas essenciais para nosso trabalho aqui. Creio que nossa responsabilidade agora é de aperfeiçoar esse programa vitorioso”, concluiu.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.