João Henrique preocupa-se com furto de gado em MS

Imagem: Deputado pede força-tarefa para conter abates criminosos em Dois Irmãos de Buriti
Deputado pede força-tarefa para conter abates criminosos em Dois Irmãos de Buriti
19/02/2019 - 15:19 Por: Juliana Barros e Marinez Benjamin | comunicacao.djh@al.ms.gov.br   Foto: Luciana Nassar

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (19), o deputado estadual João Henrique Catan (PR), o mais jovem parlamentar a ocupar hoje uma cadeira na casa, apresentou um requerimento à mesa diretora para que seja enviada uma indicação ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Senhor Antônio Carlos Videira, e ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de MS, Senhor Marcelo Vargas Lopes, solicitando a mobilização conjunta e a criação de uma operação, com a intensificação e ampliação do policiamento e das investigações aos crimes de furto de gado ocorridos nas fazendas do Município de Dois Irmãos do Buriti.

“Recebemos pedidos de socorro de diversos produtores rurais da região e, segundo eles, existe ao menos um caso de roubo e abate de gado nas fazendas da região por semana. É um problema crônico no local e a polícia do município, embora bastante competente, não consegue sozinha controlar essa situação. Precisamos de uma força-tarefa neste sentido”, destacou João.

O parlamentar disse ainda que os produtores rurais estão se sentindo reféns dentro de suas próprias propriedades. Segundo João, o problema não é de hoje, mas a incidência de casos de furto vem assustando os pecuaristas. “É uma realidade que traz prejuízos significativos, além de afetar o mercado de carnes, e até mesmo, a saúde pública, já que não se sabe o destino destas ações infracionais. São ações criminosas em todas as esferas, pois o animal é abatido de forma cruel”, destacou.

“Sabemos que existem diversas normas, muito criteriosas, para o abate, justamente pensando também no bem estar do gado. O Brasil é hoje o maior exportador de carne Halal do mundo, isto é, com animais abatidos sem sofrimento, seguindo preceitos da religião muçulmana. E aí vem uma pessoa, invade sua propriedade e abate seus animais desta forma, com tamanha crueldade. E essas pessoas ficam impunes?”, questionou João Henrique.

E a partir desse questionamento, João Henrique levantou mais uma bandeira: a defesa da realização das reformas necessárias para, segundo ele, garantir a descentralização das responsabilidades do Estado, seja nas áreas de saúde, educação, transporte e segurança. “O Estado não aguenta mais, ele está inchado, e precisamos descentralizar um pouco. Eu, enquanto representante do cidadão, quero fazer meu papel como agente político ativo, defendendo as reformas necessárias para garantir a segurança do homem no campo, já que existe uma transferência de todas as responsabilidades para o Estado – nas áreas de saúde, educação, transporte e segurança”, acrescentou.

Homenagem

Durante a sessão de hoje, João Henrique aproveitou também para homenagear e destacar o talento do saudoso músico Dino Rocha, que veio a óbito ontem (18), em Campo Grande. “A cultura, a música brasileira e todo Mato Grosso do Sul estão em luto. Quero aqui prestar meus sentimentos à toda a família do maior sanfoneiro do Brasil”, finalizou.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.