Renato Câmara apresenta projeto para difundir música clássica

Imagem: Festival Encontro com a Música Clássica e comissão para tratar da questão fundiária foram propostas hoje
Festival Encontro com a Música Clássica e comissão para tratar da questão fundiária foram propostas hoje
20/02/2019 - 09:57 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

Na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Festival Encontro com a Música Clássica, a ser realizado, anualmente, na primeira quinzena do mês de novembro.

Conforme o deputado, o evento deve ocorrer em diversos municípios, como forma de resgatar e divulgar o gênero musical. “O festival busca a valorização de artistas regionais ao promover concertos com cantores e instrumentalistas da música popular, muitas vezes usando os símbolos do nosso Estado, como a viola de cocho e a viola caipira. Este projeto reforçará o compromisso com a cultura sul-mato-grossense”, destacou.

Ainda segundo o parlamentar, desde a primeira edição em 2007, o festival atrai artistas da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Itália, Bulgária, Estados Unidos e Trinidad y Tobago. A partir de 2013, o encontro foi estendido para cidades do interior do Estado. Em mais de 25 municípios foram realizados os espetáculos musicais.    

Regularização Fundiária

Renato Câmara também propôs a criação de uma comissão temporária para tratar sobre os limites, divisas territoriais e regularização fundiária do Estado. "A identificação de sobreposição de áreas tem causado conflitos entre municípios, cujos interesses fiscais e urbanísticos são latentes. Portanto, ressalto a importância da criação dessa comissão, que deverá servir como força motriz no processo de conciliação", explicou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.