Evander propõe políticas públicas para alertar mulheres sobre riscos da internet

Imagem: Para o deputado, a segurança dos usuários deve ser repensada e as discussões sobre o tema devem ser fomentadas pelo Poder Público
Para o deputado, a segurança dos usuários deve ser repensada e as discussões sobre o tema devem ser fomentadas pelo Poder Público
21/02/2019 - 12:29 Por: Acom/Deputado Evander Vendramini   Foto: Luciana Nassar/ALMS

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 21, o deputado estadual Evander Vendramini (PP) solicitou ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, que sejam realizados estudos para implantação de políticas públicas que abordem os riscos que as mulheres correm ao relacionarem-se com desconhecidos no uso de aplicativos ou redes sociais via internet.

Evander explicou que, com a rapidez das tecnologias da era da informática, a segurança dos usuários deve ser repensada e as discussões sobre o tema devem ser fomentadas pelo Poder Público. “É dever do Estado não se omitir, porque as pessoas se utilizam das ferramentas da internet, como redes sociais e aplicativos de bate-papo, e expõem, ingenuamente, suas vidas e suas rotinas para todos verem e praticamente em tempo real”, apontou.

O parlamentar ressaltou estar preocupado, sobretudo, com a população feminina, que acaba sendo vítima de cidadãos mal-intencionados que cometem crimes como lesão corporal, chantagem ou sequestro, entre outros. “Diariamente assistimos aos telejornais que dão notícias de ataques a mulheres que marcaram encontros por meio da internet, o que traz sérios riscos à sua segurança e até mesmo à sua integridade física e emocional”.

“Essa é uma realidade também aqui no nosso Estado, mas que muitas vezes não é do nosso conhecimento devido ao receio da vítima em relatar o fato, seja por vergonha ou medo, alimentando a chamada ‘cifra negra’, que é quando o crime não é registrado pela Polícia” completou Evander.

O deputado destacou o excelente trabalho realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, chefiada pela subsecretária Luciana Azambuja Roca, e sugeriu que a Subsecretaria invista na pauta, dando suporte e condições para que as mulheres percam o receio de denunciar. “No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Acredito que seja uma ótima oportunidade para abordar esse assunto tão importante”, propôs o parlamentar.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.