Tecnologia na Educação é tema do MS em Pesquisa

Imagem: Pesquisadora da UFMS fala da formação de professores que colocarão os estudantes como protagonistas da busca pelo conhecimento
Pesquisadora da UFMS fala da formação de professores que colocarão os estudantes como protagonistas da busca pelo conhecimento
25/02/2019 - 08:54 Por: Thiago Frison   Foto: Divulgação/ALMS

Espaço para os pesquisadores sul-mato-grossenses, mais um episódio inédito do “MS em Pesquisa” já está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa e também na programação da TV Assembleia. Nesta edição, a entrevistada é a pesquisadora Daiani Damm Tonetto Riedner, que fala sobre a influência da tecnologia no processo de formação de professores.

A pesquisa repercutida trata da pesquisa de doutorado de Daiani pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela é também coordenadora da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e dedica desde a pós-graduação sua atenção científica para o tema.

Durante a conversa com o jornalista Thiago Frison, Daiani falou das novas práticas que incluem as tecnologias como componente importante no aprendizado de alunos na educação básica – que colocam os estudantes como protagonistas da busca pelo conhecimento, e os professores como importantes mediadores. Uma preocupação da pesquisadora é o uso equivocado das ferramentas – ou então, quando sequer há o uso.

A partir de entrevista realizada com a comunidade acadêmica de cursos na área da Educação, na UFMS, a pesquisadora identificou que na universidade ainda não há um uso das tecnologias de forma completa – em alguns casos, não há uso de nenhuma ferramenta. A pesquisa identificou também que na grade curricular desses cursos há um número bastante reduzido de disciplinas voltadas ao tema.

O “MS em Pesquisa” é exibido ao longo da programação da TV Assembleia, canal 9 da Net em Campo Grande. No Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCEdaprsWfgfUDh5joar1hCA) estão disponíveis esse e os outros cinco programas anteriores.

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