Projeto de Lei institui cadastro para reunir informações de pessoas com deficiência

Imagem: Deputado João Henrique é o autor da proposta
Deputado João Henrique é o autor da proposta
27/02/2019 - 15:05 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Victor Chileno

As informações de pessoas com deficiência de Mato Grosso do Sul poderão ser reunidas em um registro público eletrônico, denominado “Cadastro-Inclusão”. É o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 20/2019, apresentado pelo deputado João Henrique (PR) na sessão ordinária desta quarta-feira (27) da Casa de Leis.

A matéria institui o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência (Cadastro-Inclusão) com a finalidade de “coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas que permitam a identificação e a caracterização socioeconômica da pessoa com deficiência, bem como das barreiras que impedem a realização de seus direitos”.

O projeto prevê que as informações do cadastro resultarão da “integração dos sistemas de informação e da base de dados de todas as políticas públicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência, bem como por informações coletadas, inclusive em censos estaduais, nacionais e nas demais pesquisas realizadas no Estado”.

O deputado argumenta que não há informações precisas, em Mato Grosso do Sul, sobre as pessoas com deficiência. Existem apenas estatísticas originadas dos censos populacionais. “Sendo assim, não é possível definir com precisão onde vivem e quais as necessidades das pessoas com deficiência, informações vitais para que se possam planejar políticas específicas para esse público-alvo”, afirma o parlamentar.

A matéria segue para análise da Comissão de Comissão, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, será votada pelos parlamentares em sessão plenária.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.