ALMS conta agora com Legislativo Visual, telejornal dedicado à comunidade surda

Imagem: Novo jornal terá uma edição inédita toda semana para tratar dos principais assuntos debatidos na semana da Assembleia
Novo jornal terá uma edição inédita toda semana para tratar dos principais assuntos debatidos na semana da Assembleia
01/03/2019 - 16:52 Por: Alessandro Perin   Foto: TV ALMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul estreia nesta sexta (1) o “Legislativo Visual”, telejornal dedicado à comunidade surda que será exibido ao longo da programação da TV ALMS e também nas mídias sociais do Parlamento Estadual. A iniciativa desenvolvida pela Casa é inédita no âmbito legislativo.

O cuidado editorial preocupa-se, acima de tudo, a superar as barreiras linguísticas da Língua Portuguesa com a Língua Brasileira de Sinais, no sentido de democratizar o acesso à informação e garantir ainda mais transparência à atuação dos parlamentares. Mesmo assim, o formato adotado pela TV ALMS permite que qualquer cidadão se informe por meio do jornal sobre a atuação da Casa.

Intérprete da Assembleia desde 2017, Larissa Lima é uma das apresentadoras e lembra que esse tipo de informação permite maior acesso sobre a atuação da Casa de Leis pelos surdos. “Antes não existia um canal de informação para que o surdo se informasse sobre o que acontecia no Legislativo. Desde a implantação das Libras na Casa, ficou mais fácil conhecer a atuação dos parlamentares, e esse telejornal vem de encontro a esse esforço”, defende.

O gerente de Rádio e TV do Legislativo, Maurício Picarelli, avaliou o projeto. "É uma inovação da Assembleia Legislativa, através da nossa equipe de TV, em que oferecemos ao público surdo boa informação sobre os acontrecimentos da Casa de Leis. Acredito que essa manifestaçao com certeza irá dar acessibilidade a todos aqueles que precisam conhecer nossas notícias", falou. 

O “Legislativo Visual” terá uma edição inédita toda semana e tratará dos principais assuntos da semana debatidos na Assembleia Legislativa. O telejornal será exibido ao longo da programação da TV ALMS, emissoras parceiras e também no YouTube (link). A apresentação é de Larissa Lima e Isabela Conchal. Confira o primeiro episódio clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.