Deputados falam da importância do consumo consciente da água

Imagem: Professor Rinaldo, na tribuna, abordou a importância do uso da água e foi aparteado por Gerson Claro
Professor Rinaldo, na tribuna, abordou a importância do uso da água e foi aparteado por Gerson Claro
21/03/2019 - 12:47 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar e Victor Chileno

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) falou nesta manhã (21) sobre o uso e reuso da água. “Amanhã (22) é comemorado mundialmente o Dia da água. Quando falo de água, falamos de vida, de saneamento básico, somos um País onde aproximadamente 50% não têm saneamento básico. Temos que investir em prevenção para que não percamos nossas fontes naturais. A Lei 4774, de 3 de dezembro de 2015, de minha autoria, instituiu o Dia Estadual de Incentivo à Redução de Consumo, Reuso e Racionalização de Água e Eficiência Energética, e o dia escolhido para a celebração anual no Estado é exatamente o dia 22/3”, relatou o parlamentar.

O deputado também afirmou que uma lei que aparentemente é franciscana, tem muita relevância a toda população. “Se fosse colocada em prática, eu não tenho dúvida que iríamos de forma didática educar o povo sul-mato-grossense sobre esse bem tão precioso e vital que é a água. Dos 75% de água existente, apenas 3% é potável. Trata-se de um bem finito. As pessoas desperdiçam muito como se um dia não fosse faltar. É preciso que a população sul-mato-grossense e brasileira coloque em prática os métodos de consumo consciente da água”, destacou.

“Gostaria também de frisar também que o Estado de Mato Grosso do Sul tornou-se referência em saneamento básico e água tratada, com quase todos os municípios com sistema de esgoto e. Que a população sul-mato-grossense possa entender e colocar em prática a importância do uso e reuso da água tratada”, ressaltou Professor Rinaldo.  

O deputado Gerson Claro afirmou que precisamos valorizar nossa água e fala do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, comemorado hoje (21). “Apesar do sofrimento com a quantidade de chuvas, é importante que a gente saiba que sua preservação deve ser valorizada. Registro também que hoje acontece a comemoração ao Dia Internacional contra a discriminação racial. Que haja a eliminação do ódio, intolerância, mais paz e menos guerra. E que nós, parlamentares, cumpramos nosso papel aqui e propaguemos estes dias internacionais para o bem de nossa sociedade”, pontuou.


Renato propôs hoje Frente Parlamentar de Recursos Hídricos

Para o deputado Renato Câmara (MDB) o assunto água só é lembrado quando acontece algum problema. “Assoreamento dos rios, contaminação de águas e tantos outros problemas envolvendo a água, que só é debatida quando existe um colapso. Devíamos antecipar estes problemas, prevenir. Ano passado tivemos a I Semana da Água na Casa de Leis. Este ano, em sua segunda edição, se encerra com um seminário amanhã, aqui na Assembleia Legislativa, com a participação do governo do Estado e interessados em saber metas e projetos que o Estado está fazendo para preservar os recursos hídricos”, explicou o parlamentar.

“A discussão é fundamental para Mato Grosso do Sul, que integra o Pacto Nacional pela gestão das águas. Em nosso território está o Aquífero Guarani, nossos recursos hídricos precisam ser protegidos pois é uma fonte de vida e desenvolvimento para as próximas gerações. A Casa de Leis deve participar ativamente destes debates para ter conhecimento os relatórios de monitoramento de pesquisa, resultados e perspectivas”, relatou o deputado Renato Câmara.

Frente Parlamentar – O deputado estadual Renato Câmara também apresentou requerimento nesta manhã (21) para instituir a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem entre seus principais objetivos, promover debates sobre o tema, propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas aos recursos hídricos do Estado, e estimular a difusão da cultura da conservação e do uso racional da água. Além dos parlamentares que subscreverem este requerimento, poderão também participar do grupo de trabalho representantes governamentais e não governamentais que atuem em áreas de contato com as políticas públicas voltadas à regularização fundiária.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.