João Henrique recebe aprendiz mirim no Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo

Imagem: O pequeno João Victor esteve no gabinete do parlamentar para mostrar um pouco mais do seu universo e a importância da inclusão
O pequeno João Victor esteve no gabinete do parlamentar para mostrar um pouco mais do seu universo e a importância da inclusão
02/04/2019 - 14:09 Por: Juliana Barros | Marinez Benjamin – Assessoria de Comunicação – comunicacao.djh@al.ms.gov.br   Foto: Assessoria

No Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, comemorado em 02 de abril, o deputado estadual João Henrique (PR) convidou um grande amigo de campanha, o pequeno João Victor, portador do transtorno de espectro autista, para compartilhar um pouco de seu universo com a equipe do gabinete do parlamentar e também para mostrar a importância da inclusão e como ela pode acontecer de forma natural.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que desafia a ciência, mas avanços recentes têm contribuído significativamente para melhor compreendê-lo. Esses avanços contribuíram não apenas para uma melhor compreensão sobre o autismo, mas também para o estabelecimento de um diagnóstico cada vez mais precoce.

Sabe-se atualmente que o autismo envolve apresentações clínicas variadas, mas a sua principal característica é a dificuldade na interação com o outro e com o mundo ao seu redor. Pessoas diagnosticadas com autismo têm alterações na percepção e na compreensão de sinais sociais, como por exemplo, as expressões emocionais e o olhar. A neurociência vem permitindo desvendar cada vez mais os mecanismos cerebrais dessas alterações, sobretudo usando as técnicas modernas de neuroimagem. Todos esses avanços têm contribuído para o desenvolvimento de novas propostas terapêuticas e de práticas de inclusão.

João Victor, que tem nove anos de idade, em sua rápida passagem pelo gabinete mostrou a todos que a inclusão pode sim acontecer, desempenhando tarefas com habilidade e conquistando a todos com seu olhar atento e cativante. O aprendiz mirim recebeu convidados, fez impressões, cópias e, no final do dia, como toda criança da sua idade, abriu um grande sorriso ao receber seu “pagamento” em balas e guloseimas da mão do “tio João Henrique”. 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.