Abril Verde é tema de debate do Programa Considerações 

Imagem: Maurício Picarelli entrevista o juiz Marcio Alexandre da Silva a respeito de ações preventivas
Maurício Picarelli entrevista o juiz Marcio Alexandre da Silva a respeito de ações preventivas
10/04/2019 - 17:06 Por: Janaína Garcia   Foto: Reprodução TVALMS

Na grade de programação da TV ALMS desta quinta-feira (10), a partir das 8h20, o Programa Considerações, apresentado por Mauricio Picarelli, traz o tema Abril Verde, movimento nacional que tem o intuito de alertar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças decorrentes da atuação profissional.

Participa do programa o juiz do trabalho, coordenador do Programa Trabalho Seguro do TRT 24ª Região, Marcio Alexandre da Silva, que ressalta a importância do trabalho seguro como um direito fundamental do trabalhador garantido pela Constituição.  Ele lembra a data alusiva ao tema que surgiu em 1969 como forma de homenagear as vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A iniciativa foi endossada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2001, passando a tornar  lei no Brasil em 2015, com a edição da Lei 11.121.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), representante regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e especialista em Direitos Humanos, Cláudia Fernanda Noriler Silva, fala sobre meio ambiente de trabalho, a atuação do MPT na prevenção de acidentes e o movimento Abril Verde.  A especialista aponta dados dos prejuízos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho que hoje são estimados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais por ano somente no Brasil.

O programa Considerações será exibido  na grade de programação da TV ALMS, em horários livres no canal 9 da NET e também estará disponível no canal do YouTube (https://youtube.com/TVALMS) e no endereço http://www.al.ms.gov.br/ TVAssembleia.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.