Barbosinha exalta atuação da segurança pública e redução da criminalidade em Dourados

Imagem:
14/05/2019 - 17:42 Por: Luciana Bomfim   Foto: Luciana Nassar

Ao abordar os números da segurança pública de Mato Grosso do Sul, em discurso na tribuna durante sessão desta quarta-feira (14), o deputado Barbosinha (DEM-MS) reconheceu os índices positivos apresentados em todo o Estado, mas especialmente no município de Dourados.

Os dados divulgados através de Relatório da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sejusp) mostram queda na quantidade de crimes contra a vida, o patrimônio, roubo e furto no período entre janeiro e abril deste ano, em comparação ao mesmo quadrimestre do ano passado. Nos 12 índices avaliados todos apresentaram redução significativa.

“O diálogo permanente e a cooperação mútua das forças policiais têm resultado nos números históricos divulgados. No ano de 2019 a redução da criminalidade chegou aos melhores índices da década nos crimes contra a vida e contra o patrimônio da cidade de Dourados”, disse o deputado. É valido ressaltar que em 2009 a população de Dourados era de aproximadamente 189 mil habitantes e em 2019 o número de habitantes é de 221 mil.

“Não poderia deixar de usar a tribuna deste parlamento para enaltecer estes índices, dos crimes que mais impactam a vida dos sul-mato-grossenses, razão pela qual destaco o trabalho profundo e fecundo das nossas forças policiais”, comentou.

Números em Queda

Os dados levantados fazem parte do Relatório Quadrimestral da Sejusp referente a Dourados e oito municípios do entorno que compõem a região da Grande Dourados. Lembrando que os números consideram o primeiro quadrimestre dos anos analisados. Os crimes que tiveram maior redução, com 70%, foram os de roubos em estabelecimentos comerciais, de 20 registros em 2018 caíram para 6 no ano de 2019. Os furtos de veículos decresceram 61,9% passando de 113 em 2018 para 43 em 2019. Os roubos em residências apresentaram 60% de queda, passando de 10 em 2018 para 4 em 2019. Os roubos de veículos caíram 42,9%, neste caso o registro de ocorrências passou de 21 em 2018 para 12 em2019.

Quando analisados os furtos no município de Dourados, os dados mostram que os furtos em residências apresentaram queda de 27,2% saindo de 239 em 2018 para 174 em 2019. O município registrou 1032 furtos de janeiro a abril do ano passado contra 782 no mesmo período deste ano, uma queda de 24,9%. Os roubos passaram de 177 em 2018 para 153 em 2019, queda de 13,6%. Já os homicídios dolosos cairam 33,3% passando de 15 para 10, no período.

De acordo com o relatório, a redução dos índices ocorre de forma mais acentuada a partir de 2015 com a estruturação do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) da Polícia Civil de Dourados. Até então a Sessão de Investigação Geral da Polícia Civil (SIG), acumulava a produção da informação, com as ações em campo, visando a apuração de crimes e suas autorias.

No Núcleo Regional de Inteligência, além da utilização de tecnologia, como interceptações telefônicas, policiais passaram a se debruçar diariamente sobre ocorrências, buscando identificar convergências, tais como ‘”modus operandi”, formas de abordagem dos criminosos, características físicas, horários de crimes, locais, vias urbanas de maiores incidências, bairros, tipos de veículos usados em assaltos, cor, modelos, entre outros. A investigação passou a ser realizada de forma mais precisa, mais cirúrgica, evitando perda de tempo e investigações sem norte. “Ganhou-se tempo com essas medidas e é bom destacar a integração que tem existido entre as forças policias do nosso Estado e o grande trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e o Departamento de Operações de Fronteiras, o DOF”, finalizou Barbosinha.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.