Aprovada lei que obriga hospitais a ajudar pais na prevenção de morte de bebês

Imagem: Foto: Fernando Hassessian
Foto: Fernando Hassessian
22/05/2019 - 12:05 Por:    Foto:

Mato Grosso do Sul dá um importante passo na prevenção de morte súbita em bebês. Foi aprovado hoje o projeto de Lei de Autoria do Deputado Marcio Fernandes que determina que hospitais e maternidades orientem e capacitem pais e responsáveis sobre primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

Segundo a Unicef, cerca de 2,6 milhões de bebês morrem no primeiro ano de vida no mundo inteiro e medidas simples ajudariam a reduzir as estatísticas. Dados do Ministério da Saúde apontam que apesar da redução do número de mortes de crianças por acidentes no Brasil estar em declínio, os casos de sufocamento aumentaram em 2% de 2015 para 2016, ano em que foram registrados mais de 800 mortes por esse motivo no Brasil, sendo que em 77% dos casos, os bebês envolvidos tinham menos de um ano de idade.

De acordo com o Deputado Marcio Fernandes, saber como proceder ou ainda memorizar os números de telefones dos serviços de emergência são procedimentos simples. Até mesmo colocar o bebê na posição correta, ao dormir, pode evitar a morte súbita.

“A asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil e pode ser consequência de vários fatores, sendo o principal deles a obstrução mecânica das vias aéreas, quando o bebê engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos”, explicou Marcio Fernandes.

De acordo com o projeto, as orientações devem ser repassadas aos pais ou responsáveis antes da alta do recém-nascido. Com a aprovação hoje em plenário, o projeto agora segue para analise do governador, que poderá aprovar ou vetar o projeto.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.