TV ALMS tem programação especial para celebrar 40 anos da 1ª Constituição de MS

Imagem: Os 18 deputados constituintes tiveram a missão de elaborar a primeira Constituição de Mato Grosso do Sul
Os 18 deputados constituintes tiveram a missão de elaborar a primeira Constituição de Mato Grosso do Sul
31/05/2019 - 07:11 Por: Lívia Machado e Fabiana Silvestre   Foto: Divulgação

O ano de 2019 é marcado pelo aniversário de 40 anos da criação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) e a promulgação da primeira Constituição do Estado, após o desmembramento do antigo Mato Grosso. A Casa de Leis tem origem na instalação da Assembleia Estadual Constituinte para elaborar a Carta Magna do recém-criado Mato Grosso do Sul pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel, por meio da Lei Complementar nº 31.

Dia 1º de janeiro de 1979 foram empossados 18 deputados constituintes: Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.

Durante o período em que os parlamentares estiveram trabalhando na elaboração da Constituição, cujo relator foi o deputado Ramez Tebet, o governador nomeado, engenheiro Harry Amorim da Costa, administrou Mato Grosso do Sul por meio de decretos-lei até a promulgação da Carta Magna, no dia 13 de junho de 1979.

Para celebrar esse fato histórico para a política local, a TV Assembleia está exibindo uma série de entrevistas e reportagens especiais sobre os momentos mais marcantes e curiosos vividos na Casa de Leis. Também como parte das festividades, o programa “Espaço Documentário” conta com produção exclusiva para retratar desde o início dos trabalhos do Parlamento até a aprovação da Constituição Estadual, por meio de vídeodocumentário com duração de 25 minutos.

Os projetos desenvolvidos pela TV Assembleia resgatam fotos, personalidades e relatos a respeito do empenho dos 18 deputados constituintes, que, juntos, tinham o objetivo de fazer do novo Estado um modelo para o Brasil.

Comemorações

A Casa de Leis contará com programação especial comemorativa marcada por uma série de eventos que se inicia no dia 5 de junho e termina dia 19 de novembro. A agenda festiva, com as datas e horários, também está incluída na grade da emissora. Vale lembrar que todo conteúdo áudiovisual é traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com exibição pela TV Assembleia – Canal 9 da NET e canal oficial no Youtube

Os interessados em receber informações a respeito dos principais acontecimentos da Casa de Leis podem salvar o contato do WhatsApp da Assembleia (67 3389-6393) e fornecer o número do celular, nome e profissão, para ser cadastrado na lista de transmissão da ALMS. Acompanhe o que acontece no Legislativo Estadual também pelos canais oficiais nas mídias sociais - InstagramFacebookTwitter, e Flickr.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.