Maio Amarelo: Gerson Claro destaca educação como forma de tornar trânsito seguro

Imagem: Deputado trouxe dados sobre acidentes em Campo Grande
Deputado trouxe dados sobre acidentes em Campo Grande
30/05/2019 - 10:56 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

O mês de maio é marcado internacionalmente pela reflexão, conscientização e debates sobre políticas públicas para a redução de acidentes no trânsito. Na tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30), o deputado estadual Gerson Claro (PP) destacou a educação para tornar o trânsito mais seguro.

Segundo dados do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), aproximadamente 50 mil pessoas por ano perdem a vida em acidentes. O deputado apresentou números registrados em Mato Grosso do Sul. “Em 2018, foram 16.147 acidentes, com 10.345 vítimas. Somente em Campo Grande, ocorreram 226 mortes no trânsito. Neste ano, já foram 11 mortes. Os dados são alarmantes e nos chamam atenção para uma mudança rápida de comportamento”, informou.    

Falta de atenção, excesso de velocidade, embriaguez ao volante, imprudências como desrespeito à sinalização e ultrapassagem indevida são as principais causas de acidentes. “Observamos condutores mal educados, que não se importam com as próprias vidas, tampouco com as outras que compartilham no mesmo espaço público. A solução para esse cenário passa, obrigatoriamente, pela educação. Precisamos de uma postura tolerante e cordial no trânsito”, defendeu Gerson.

Conforme o parlamentar, apesar de haver uma legislação rigorosa para coibir práticas erradas no trânsito e multas pesadas como consequência das infrações, os condutores brasileiros insistem em desrespeitar a lei. “A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas [ONU], realizada em março de 2010, estabeleceu a Década de Ação para Segurança Viária, convocando todos os países signatários, entre eles o Brasil, para desenvolver ações para a redução de 50% de mortes até 2020. Infelizmente, não reduzimos nem 3%”.

Ao final do discurso, o deputado citou as frases sugeridas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, como forma de alerta à população. São elas:

- Faça a sua parte por um trânsito mais seguro.

- Vamos juntos reduzir as mortes no trânsito.

- No trânsito a vida é mais importante.

- No trânsito, gentileza e segurança andam juntos.

- Deixe a pressa de lado e dê valor à segurança.

- Desconecte-se do celular e dê atenção ao trânsito.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.