Conselheiro pede apoio aos parlamentares para melhorias na área da saúde

Imagem: Deputados atenderam servidores da saúde que se mobilizaram no Plenário Júlio Maia
Deputados atenderam servidores da saúde que se mobilizaram no Plenário Júlio Maia
05/06/2019 - 13:44 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Por acordo com as lideranças da Casa de Leis nesta manhã (5), o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Ricardo Alexandre Correa Bueno, utilizou a tribuna, após a Ordem do Dia, para fazer um apelo aos parlamentares. “Precisamos acabar com as Organizações Sociais de Saúde [OSS] em Mato Grosso do Sul e derrubar a emenda 95, conhecida como a PEC da morte. Apelo à representatividade que esta Casa de Leis tem, pois eu represento todos os 79 municípios nesta 9ª Conferência Estadual de Saúde e participaremos em agosto da 16ª Conferência Nacional de Saúde, já que o cenário estadual prometia mudar desde 2014 com a criação de vários hospitais, mas não foi isso que aconteceu”, afirmou.  


Alexandre Ricardo Bueno solicitou o apoio dos deputados estaduais

Para Ricardo Bueno, é preciso qualificar quem trabalha com o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e no País. “Falta capacitação ao conselheiro, ao secretário. O sucateamento no SUS é total, e quem promove e previne saúde é a atenção básica. O programa Mais Médicos, que foi muito criticado, está fazendo muita falta agora para os que eram atendidos. Até sem luz e telefone ficamos por uma semana no setor de vetores. Precisamos do apoio de toda a Assembleia Legislativa para essa situação melhorar, pois não é possível uma OSS ir e outra começar a administrar no lugar”, considerou.

“Quando se fala em OSS, acontece a fala do milagre econômico, quem é do interior sabe todas as dificuldades que as pessoas passam. Infelizmente ninguém virá de outros Estados para tentar corrigir as mazelas de qualquer lugar sem levar vantagem com isso. Em relação ao Hospital Regional, acredito que agora com duas pessoas técnicas será possível corrigir as mazelas feitas em 20 anos, é necessário ser feita a política com o e do SUS e não política no SUS”, relatou Ricardo Bueno.

OSS

As Organizações Sociais de Saúde são instituições do setor privado, sem fins lucrativos, que atuam em parceria formal com o Estado e colaboram de forma complementar, para a consolidação do Sistema Único de Saúde, conforme previsto na Lei Federal 8080/1990.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.