Deputado Evander Vendramini pede água potável para assentamentos de Corumbá

Imagem: Mais de 1.200 famílias de pequenos produtores rurais desses assentamentos vivem diariamente o problema da falta de água potável, dependendo ainda de caminhão-pipa
Mais de 1.200 famílias de pequenos produtores rurais desses assentamentos vivem diariamente o problema da falta de água potável, dependendo ainda de caminhão-pipa
06/06/2019 - 11:55 Por: Adriana Viana   Foto: Adriana Viana

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o deputado estadual Evander Vendramini (PP) encaminhou requerimento para viabilizar e implantar sistema de abastecimento de água nos assentamentos Tamarineiro II, Paiolzinho e Taquaral, pertencentes ao município de Corumbá. O documento foi encaminhado à Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso do Sul e à Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), solicitando que assinem um termo de cooperação técnica para fornecimento de água potável àquela população.

Conforme o parlamentar, mais de 1.200 famílias de pequenos produtores rurais desses assentamentos vivem diariamente o problema da falta de água potável, dependendo ainda de caminhão-pipa. Já foram perfurados diversos poços, no entanto, a água captada na região é salobra e imprópria para consumo. “Essa população necessita do apoio dos poderes para desfrutarem do direito, que já é dela, de terem uma vida digna e a saúde garantida por meio de ações governamentais”, apontou Evander.

O deputado lembrou ainda que, pelo fato de retirar seu sustento da agricultura familiar, a falta de água também prejudica a questão financeira dos pequenos produtores locais, que são impossibilitados de cultivar a terra e receberem a renda necessária para sua sobrevivência. “Quem tem sede, tem pressa. Já passou do momento de levarmos água potável para aquela gente trabalhadora”, finalizou.

A proposição foi uma demanda do vereador de Corumbá Yussef Salla.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.