Com foco na educação para cidadania, termina encontro das escolas legislativas

Imagem: ALMS realizou o evento em parceria com o TCE e Câmara Municipal
ALMS realizou o evento em parceria com o TCE e Câmara Municipal
07/06/2019 - 11:58 Por: Ana Maria Assis   Foto: Izaías Medeiros

Na manhã desta sexta-feira (7) foi realizado o evento de encerramento do XXXIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O Encontro é uma realização da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e a Câmara Municipal de Campo Grande.

Durante a programação, que teve início na última quarta-feira (5), foram abordados temas como Educação Cidadã e Os Novos Desafios das Escolas do Legislativo. O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou da solenidade de abertura na quarta-feira, que aconteceu no Plenário da ALMS, e do segundo dia, no Tribunal de Contas. Representantes de 19 estados do país estiveram em Campo Grande para participar das palestras.

Para Ben-Hur Ferreira, diretor da Escola do Legislativo da ALMS, o encontro, além de proporcionar a troca de experiências, ainda cria novos desafios. “O encontro, com essas características, nos coloca diante de um desafio: O que vai acontecer após o encontro? Temos a questão orçamentária, de ter mais espaços. Conversei com algumas escolas onde é muito forte a questão da comunidade. Também ficam os desafios. Nossa realidade é muito diferente. Você tem escolas consolidadas, como Minas Gerais, e outras escolas iniciando. É dentro desse quadro que a diretoria da Abel estará agindo. Temos vários desafios colocados.  É um universo a ser construído”, analisou.

O presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, explicou o desafio das escolas legislativas. “O objetivo principal é capacitar o servidor, mas também criarmos cidadãos mais conscientes, abrindo as portas do Parlamento para a juventude e fazer um trabalho de educação para cidadania, com foco na responsabilidade de que há direitos e deveres”.

No dia de hoje, o evento contou com o lançamento do V Prêmio ABEL, que visa incentivar a inovação, dar visibilidade e reconhecer publicamente as ações que mais se destacam entre as Escolas do Legislativo e de Contas associadas à ABEL. Entre os marcos do encerramento, constam a realização da assembléia ordinária para eleição e posse da diretoria da Abel e leitura e aprovação da “Carta de Campo Grande”.

*Com informações da Câmara Municipal de Campo Grande.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.