Antônio Vaz quer mais academias ao ar livre para beneficiar idosos

Imagem:
12/06/2019 - 14:31 Por: Marcia Caetano   Foto: João Correia

A preocupação com políticas públicas que possam reduzir o risco de perda da capacidade funcional dos idosos foi o assunto do deputado estadual Antônio Vaz, na sessão plenária desta quarta-feira (12), em que apresentou indicações solicitando a instalação de “Academia ao Ar Livre” com aparelhagem adequada à pessoas com mais de 60 anos. Os idosos já representam 14,3% da população brasileira e de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde(MS-2013), será 20% em 2030. 

“É preciso dar atenção à políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. A instalação de academia ao ar livre, com aparelhos adequados para idosos é um excelente incentivo à prática de exercícios e não é um investimento muito alto. Facilitar o acesso à academia, instaladas em praças, ajuda o idoso a cuidar de sua saúde e bem estar”, justificou Vaz. 

A indicação foi apresentada durante a realização da campanha “Junho Prata”, que prevê o combate à violência contra idosos, no estado de Mato Grosso do Sul. 

“A qualidade de vida desta população, está diretamente relacionada à prática de exercícios físicos e o incentivo do poder público, ao oferecer academia em praças próximas ao local de residência da população idosa é muito importante para reduzir risco de perda da capacidade funcional, aumentar a sobrevida e o desempenho cognitivo dos idosos “, ressaltou Antônio Vaz.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.