Dia do Químico é lembrado durante sessão na Assembleia Legislativa

Imagem: O químico Luiz Miguel Skrobot Júnior relembrou que a tabela periódica completa 150 anos
O químico Luiz Miguel Skrobot Júnior relembrou que a tabela periódica completa 150 anos
18/06/2019 - 12:21 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O presidente do Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Miguel Skrobot Júnior, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para falar sobre o Dia do Químico, comemorado nesta terça-feira (18). A convite do deputado Professor Rinaldo (PSDB), ele também destacou os 150 anos da Tabela Periódica.

“O químico participa de todas as cadeias produtivas desde a hora que acordamos, tomamos água ou banho. Têm vários químicos presando por essa água. Ajudamos no tratamento do meio ambiente, garantindo a qualidade das emissões, na reciclagem dos resíduos sólidos. Estamos presentes em assuntos de suma importância para nossa sociedade. Quero agradecer a ALMS a oportunidade de ratificar a importância da profissão”, destacou Junior.

O presidente também reforçou o papel dos conselhos profissionais de química. “Somos o órgão fiscalizador do exercício profissional, que visa o interesse do atendimento público. Temos que afastar a compreensão de que os conselhos existem para defender seus integrantes. Temos o dever legal de zelar pelo interesse público no exercício da profissão em conformidade com a lei”, explicou. Ele ainda falou sobre os 150 anos da criação da Tabela Periódica. “O ano internacional da tabela visa reconhecer a importância desse instrumento, conquista da ciência moderna. Depois dela, várias ciências se beneficiaram de seu conteúdo”, reforçou.

“A química está em todas as áreas. Sem a presença desse profissional como seria nossa vida? Quero cumprimentar todos os químicos de MS e do Brasil”, enfatizou o deputado Professor Rinaldo, autor da Lei 4.390, de 16 de julho de 2013, que institui o Dia Estadual do Profissional da Química.

O deputado Barbosinha (DEM) também parabenizou os profissionais. “Quero cumprimentar todos os químicos e os 150 da Tabela Periódica. A química está presente diariamente na vida da gente. Não dá para tirar a química da nossa vida. Ela está associada à nossa qualidade de vida”, disse.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.